Ence recebe certificação Resíduo Zero
Este certificado atesta a valorização, por meio da reutilização, reciclagem ou valorização energética dos resíduos gerados nas fábricas, evitando assim a sua transferência para aterro
As biofábricas de celulose da Ence em Pontevedra e Navia e as centrais de geração de energias renováveis do grupo conquistaram a certificação “Resíduo Zero” concedida pela AENOR às organizações que realizam uma gestão eficiente de resíduos.
Este certificado atesta a valorização, por meio da reutilização, reciclagem ou valorização energética dos resíduos gerados nas fábricas, evitando assim a sua transferência para aterros, bem como a rastreabilidade de todo o processo e a verificação dos dados relativos à quantidade das diferentes frações de resíduos.
Isso demonstra a gestão eficiente de todas as instalações do grupo Ence, que evitam que os resíduos cheguem a aterros, e os reintroduzem na sua cadeia de valor, dando-lhes uma nova vida. Da mesma forma, a atribuição deste certificado apoia o compromisso da empresa com o modelo de economia circular, uma vez que promove uma gestão adequada dos resíduos através da utilização responsável, eficiente e sustentável dos recursos.
A própria atividade das biofábricas da Ence e das suas centrais de energias renováveis são um exemplo de contribuição para a referida economia circular. Por um lado, em todo o processo de produção de celulose, as biofábricas produzem e operam com materiais naturais, renováveis e recicláveis; ao mesmo tempo em que geram energia elétrica renovável a partir da biomassa. Por sua vez, nas centrais geradoras da subsidiária de energias renováveis do grupo, a geração de energia com biomassa não só é um paradigma da economia circular, como também evita a má gestão dos resíduos agroflorestais.
Tudo isso reforça o compromisso da Ence com a sustentabilidade e o desenvolvimento de um modelo de negócio alinhado à bioeconomia circular e ao cuidado com o meio ambiente.