Ence registra prejuízo no terceiro trimestre devido à queda dos preços da celulose
A empresa conseguiu amenizar parcialmente o impacto por meio da redução de custos e do aumento da produção
No terceiro trimestre de 2023, a Ence reportou um prejuízo de 24 milhões de euros, totalizando perdas de 28 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Esses resultados adversos são consequência direta da queda nos preços da celulose. Contudo, a empresa conseguiu amenizar parcialmente esse impacto por meio da redução de custos e do aumento da produção.
O preço da celulose na Europa já começou a se recuperar em outubro, prevendo-se que atinja os 980 dólares brutos por tonelada em novembro, o que igualaria ao preço médio do ciclo. Durante o terceiro trimestre, 25% da receita de vendas de celulose veio de produtos diferenciados da Ence, que são mais adequados para substituir fibra longa e plástico, e oferecem margem adicional.
No que diz respeito à diversificação, a companhia aposta no desenvolvimento de produtos e projetos como a produção de celulose fluff para produtos absorventes de higiene na sua biofábrica em Navia (Astúrias). Também tem se destacado pela liderança em sustentabilidade no setor de celulose, mantendo classificações de destaque nas áreas ambiental, social e de governança corporativa (ESG). Além disso, a Ence distribuiu dividendos em 2023, proporcionando aos acionistas um retorno de 16%.