Ence revalida certificação Resíduo Zero
O selo é entregue às organizações que realizam uma gestão mais eficiente e a recuperação de seus resíduos
As fábricas da Ence, em Pontevedra e Navia, na Espanha, obtiveram com sucesso a certificação ambiental Resíduo Zero, atribuída pela Associação Espanhola de Normalização e Certificação (Aenor). O selo é entregue às organizações que realizam uma gestão mais eficiente e a recuperação de seus resíduos.
Desde 2020, a companhia tem sido reconhecida por seu desempenho, alcançando o resultado pela terceira vez consecutiva, sendo um modelo de utilização responsável dos recursos e economia circular.
Nas auditorias realizadas, a empresa destacou o envolvimento e empenho da equipe na otimização da gestão ambiental, a rastreabilidade dos dados, que permitiram uma verificação eficaz, e as ferramentas de trabalho implantadas pela empresa, que contribuem ativamente para a correta prevenção, gestão e resolução dos aspectos ambientais relacionados às instalações.
O processo de verificação realizado busca garantir o reconhecimento destas práticas focadas na reutilização, reciclagem ou valorização energética dos resíduos gerados na fábrica, evitando a transferência para aterros. Além disso, também considera a rastreabilidade de todo o processo e verificação dos dados relativos à quantidade das diferentes frações de resíduos.
Isso mostra que a gestão eficiente de ambas as fábricas não só evitou que esses materiais fossem parar em aterros, mas também os reintroduziu em sua cadeia de valor, dando-lhes uma nova vida.
Tudo isso evidencia o compromisso da empresa com o modelo de economia circular, ao mesmo tempo em que demonstra seu firme compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.