A Two Sides, organização sem fins lucrativos voltada para o setor de papel, celulose e de base florestal, realiza um importante trabalho promovendo a sustentabilidade nesses mercados, além de dissipar os equívocos ambientais comuns, fornecendo aos usuários informações verificáveis a respeito da indústria.
De acordo com Manoel Manteigas, diretor técnico da Two Sides, a entidade desenvolve um trabalho que pode ser dividido em duas frentes: uma em combate ao que considera greenwashing contra o uso do papel e demais produtos fabricados a partir da celulose; e outra com uma característica mais proativa, com o objetivo de esclarecer a pessoas e organizações sobre as vantagens ambientais do uso desses materiais, desde que usados de forma responsável.
Nesse contexto, um dos grandes desafios da entidade nos últimos anos tem sido desmistificar informações sobre sustentabilidade que permeiam o imaginário o popular sobre a cadeia produtiva da celulose e do papel. “Essa cadeia se destaca por estar inserida na economia circular, por ser uma economia de base renovável, muito sustentável, de ser usada de forma responsável – como é normalmente –, e vítima frequente de difamação”, afirmou Manteigas, durante o Talk Celulose com Felipe Quintino.
Na entrevista exclusiva ao Portal Celulose, o executivo destacou que, na maioria das vezes, isso ocorre por desconhecimento e falta de informação. “As pessoas pensam assim: o papel é feito de árvore, celulose é feita de árvore, então tem que cortar árvores para produzir; e para o raciocínio. [As pessoas] não vão tratar de conhecer e saber que árvores são essas. Por isso, fazemos esse trabalho de esclarecimento e para isso temos uma série de estratégias”, complementou Manteigas.
COMBATE AO GREENWASHING
O greenwashing é um termo em inglês que pode ser compreendido como uma estratégia de divulgação feita por empresas, organizações ou até governos que alegam ser sustentáveis ou “verdes” para atrair um público alinhado ao consumo consciente, sem efetivamente ter práticas sustentáveis.
Objetivando combater essa prática, a Two Sides monitora mensagens de grandes organizações e empresas, além de receber denúncias a respeito. Segundo o diretor-técnico, às vezes, empresas e organizações pequenas chegam a compartilhar informações indevidas como a redução do uso do papel como forma de evitar o desmatamento, por exemplo. “Um dos nossos trabalhos é justamente chamar atenção do consumidor para o conceito de greenwashing e para o cuidado que ele tem que ter e buscar mais informações além daquela que a empresa está mostrando”, indicou o executivo.
“Monitoramos e identificamos essas mensagens e entramos em contato com a organização de uma forma muito diplomática, sempre muito amigável no sentido de esclarecer”, explicou Manoel. “Se tiver mais consumo de papel, na verdade vai ter mais árvores e não menos no setor, pois é o setor que mais conserva matas nativas voluntariamente, além do que a lei determina”, acrescentou.
Ainda segundo Manteigas, o greenwashing pode gerar grande impacto nas empresas do setor de papel e celulose. “É ruim para o Brasil e toda a sociedade brasileira”, afirmou. “As pessoas têm que fazer escolhas mais sustentáveis, optar por produtos que tenham fonte renovável, que sejam recicláveis, biodegradáveis; e por produtos que gerem empregos no Brasil, que tragam divisas para o país e o setor de celulose e papel é tudo isso”, completou.
INICIATIVAS
De maneira proativa, a Two Sides publica sobre ações e pontos positivos em prol de toda a cadeia produtiva de papel e celulose, por meio de sites voltados para comunicação B2B e B2C, com informações embasadas em referências confiáveis e um foco maior no público consumidor final, incluindo crianças, adolescentes e professores, com uma linguagem de fácil compreensão.
Nesse sentido, a organização possui uma parceria com Maurício de Sousa, cartunista, empresário e escritor brasileiro, para educar e conscientizar o público infantil de forma lúdica por meio das revistinhas da Turma da Mônica. “Todo mês sai uma historinha de uma página planejada por nós e desenhada e roteirizada pelos profissionais do Maurício de Sousa, orientando as crianças sobre boas práticas de sustentabilidade”, relatou Manteigas. A Two Sides também incentiva a reciclagem, o consumo responsável de água, a economia de energia.
Dessa forma, para continuar ampliando esse debate, Manteigas afirma que é necessário reunir cada vez mais pessoas engajadas com esse trabalho para disseminar um número cada vez maior de informações.
Confira a entrevista na íntegra abaixo: