ESGNotícias

Fábrica da Ence na Espanha renova suas certificações de gestão ambiental e eficiência energética

A biofábrica verificou o cumprimento dos critérios de adesão ao esquema voluntário europeu EMAS, bem como a certificação ISO 14.001 e a norma internacional ISO 50.001 de eficiência energética

A biofábrica da Ence em Navia, na Espanha, verificou o cumprimento dos critérios de adesão ao esquema europeu voluntário EMAS (Eco-Management and Audit Scheme), um regulamento comunitário de ecogestão e ecoauditoria que promove a melhoria contínua do comportamento ambiental das organizações, e em que esta fábrica é pioneira na sua implementação no setor industrial asturiano (ano 2002).

No mesmo processo de auditoria, foi garantido que a biofábrica asturiana da Ence cumpre a certificação ISO 14.001 de sistemas de gestão ambiental e que o seu sistema de gestão energética está dentro dos parâmetros da norma internacional ISO 50.001 de eficiência energética. Além disso, em maio, a usina renovou a certificação de sustentabilidade de biomassa SURE, obtida em 2021, e na qual a organização também foi pioneira.

Nos últimos anos, foram realizados projetos para aumentar a eficiência das fábricas e aplicar as melhores tecnologias disponíveis no setor, com o objetivo de reforçar a excelência ambiental das instalações. Para isso, foram feitos investimentos focados na otimização tecnológica e ambiental da biofábrica, que permitiram, entre outras coisas, reduzir o consumo específico de água.

O relatório de auditoria destaca ainda o claro compromisso da organização com a melhoria contínua, através das suas diferentes ferramentas de gestão, e a participação ativa de toda a organização neste compromisso ambiental. Além disso, o compromisso da empresa com o futuro, com novos projetos focados na descarbonização e na promoção de novos bioprodutos sustentáveis ​​de celulose.

O modelo de atividade da biofábrica da Ence em Navia, assim como das restantes instalações da empresa, se baseiam em processos produtivos que promovem a economia circular, maximizando a utilização dos recursos energéticos, hídricos e de matérias-primas. Algumas matérias-primas renováveis ​​de origem natural, como madeira e biomassa, a partir das quais a Ence fornece bioenergia e celulose à sociedade para a produção de bioprodutos.

Uma aposta na nova bioeconomia que se manifesta também nos investimentos que a empresa projeta para a sua fábrica asturiana, no âmbito do plano “Navia Excelente”, capaz de potenciar negócios e criar valor, totalmente alinhado com a noção de bioeconomia circular, que permitirá continuar fortalecendo a fábrica da Ence como uma referência em sustentabilidade e criação de riqueza e atividade no meio rural das Astúrias.

Fonte
Ence
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo