
No Dia do Engenheiro Florestal, em 12 de julho, a Florestar São Paulo lançou o Panorama da Silvicultura Paulista 2024. O documento traz informações relevantes aos engenheiros florestais do país, servindo de base para todo estudo de mercado, planejamento de empreendimentos florestais ou pesquisas que embasarão tomadas de decisão dentro do setor.
O estado de São Paulo destaca-se como um dos principais polos de plantios florestais comerciais no Brasil, e as bases dessa cadeia produtiva são majoritariamente compostas por plantações de eucalipto e pinus, mas também incluem cultivos comerciais de seringueira, teca, araucária e acácia.
As florestas plantadas ocupam 1,28 milhão de hectares do território paulista (1 milhão de hectares com eucalipto e 153 mil hectares com pinus), correspondendo a 13% dos plantios brasileiros. Nos últimos três anos, foi registrado um aumento de 5% na área cultivada, resultado de constantes investimentos em expansão e construção de novas fábricas.
As plantações de eucalipto são predominantes nas regiões centro-oeste, sudoeste e central do estado, enquanto o pinus é mais comum no sudoeste. Já a seringueira concentra-se principalmente no noroeste do estado.
O Panorama da Silvicultura Paulista 2024 traz ainda informações sobre os polos florestais paulistas, crescimento do setor nos últimos anos, empregos, produção da silvicultura paulista, exportações, valor socioambiental das florestas plantadas e indicadores de ações sociais de empresas do setor.
Para baixar o Panorama da Silvicultura Paulista 2024, acesse: https://florestar.org.br/florestar-sao-paulo-lanca-panorama-da-silvicultura-paulista-2024/.