Referência nos setores de celulose, manejo florestal e bioenergia, a Arauco, por meio da sua subsidiária Mahal Empreendimentos e Participações S.A, conquistou a recertificação FSC® (Forest Stewardship Council®) de suas florestas. O FSC®(FSC-C131921) é um dos mais importantes sistemas de certificação, com reconhecimento global, cuja missão é promover mundialmente o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável.
O certificado FSC é válido por cinco anos e monitorado anualmente para garantir o cumprimento das normas. A recertificação da Arauco foi concedida após uma avaliação rigorosa de auditores terceirizados e independentes, que validaram o compromisso da empresa em promover o manejo responsável de florestas de eucalipto e preservação dos biomas para as gerações futuras.
“Cada vez mais pessoas valorizam a sustentabilidade e a responsabilidade social em suas escolhas. Por isso, a certificação é importante para aqueles que procuram produtos florestais como opção responsável de consumo”, avalia Maria Harumi Yoshioka, Gerente de Responsabilidade Socioambiental e Fundiário da Arauco no Brasil.
Ao todo, foram auditados 212 indicadores do padrão nacional da certificação – processos e avanços na gestão ambiental, social e operacional. Também foram realizadas consultas públicas com comunidades locais, autoridades e organizações não governamentais – antes, durante e após a auditoria – sobre a presença e atuação da Arauco na região. Como resultado, 100% dos comentários recebidos foram positivos.
A certificação contempla todas as fazendas do Mato Grosso do Sul, com uma área total de mais de 56 mil hectares. A distribuição das extensões abrange as regiões de Aparecida do Taboado, Inocência, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Água Clara e Chapadão do Sul.
“Obter esta renovação da certificação FSC® no Mato Grosso do Sul reforça nossa forma de atuação transparente na região, com visão de longo prazo e foco na gestão operacional de excelência, com responsabilidade social junto aos nossos colaboradores, terceiros, comunidade ao redor e meio ambiente”, diz Fernando dos Santos Gomes, Diretor Florestal da Arauco no Mato Grosso do Sul.
Gomes ressalta ainda outros compromissos da empresa: “A Arauco é a primeira empresa florestal do mundo a ser certificada como carbono neutro, utilizando o protocolo de neutralidade de carbono desenvolvido pela consultoria global Deloitte e auditado pela Price Waterhouse, que confirmou o processo de cálculo de captura e retenção de carbono nos nossos produtos florestais. Soma-se a isso nosso compromisso com a minimização dos impactos ambientais e ações voltadas à conservação da água e da biodiversidade local”, conta o executivo.
Com atuação focada na sustentabilidade, há 20 anos a Arauco honra seu compromisso com o bom manejo florestal e a excelência em suas operações, visando sempre o desenvolvimento de produtos renováveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Obter o reconhecimento público dessas práticas por meio desta certificação é uma maneira de conferir transparência à sociedade, clientes e demais stakeholders.