FlorestasNotícias

Florestas de eucalipto da Suzano devem ocupar 1,7 milhão de hectares até 2024

Segundo Carlos Aníbal, diretor de operações florestais da companhia, ela está se preparando para enfrentar os desafios do setor não apenas plantando, mas buscando mais produtividade

Segundo Carlos Aníbal, diretor de operações Florestais da Suzano, em meio a um cenário de muitos desafios para as indústrias que utilizam madeira como matéria-prima no Brasil – pois há grande disparidade entre a oferta de eucalipto e a demanda no país –, a companhia conseguiu se antecipar às adversidades.

De acordo com Aníbal, entre 2018 e 2021, a área plantada de eucalipto no Brasil cresceu 10% e chegou a 7,5 milhões de hectares, enquanto o consumo de madeira registrou crescimento de 26%, para 174 milhões de metros cúbicos. Assim, a restrição da oferta, tem elevado os preços das terras e da matéria-prima.

“Temos nos antecipado a isso, com mais arrendamentos, a preços mais baixos, comprando mais terras e plantado mais”, disse Aníbal durante o Suzano Day. “Nos preparamos para enfrentar essa situação desafiadora do lado da madeira, mas não apenas plantando. Buscamos mais produtividade”, complementou.

Conforme o executivo, na fábrica de Imperatriz (MA), esse ganho de produtividade chegará a 92% em sete anos até 2023. Estima-se que até 2024, com o início da operação do Projeto Cerrado, a nova fábrica de celulose da companhia em Ribas do Rio Pardo (MS), a área plantada de eucalipto da Suzano chegará a 1,7 milhão de hectares. Em 2020, essa mesma área correspondia a 1,37 milhão de hectares.

Em sua apresentação no Suzano Day, Walter Schalka, presidente da Suzano, destacou que, no último trimestre, a companhia realizou um dos maiores investimentos de sua história, no valor R$ 4,4 bilhões. “É indiscutível que fizemos muito em alocação de capital nos últimos anos. Mas ainda não é suficiente para justificar o futuro, temos de operar melhor”, afirmou.

Fonte
Valor Econômico
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo