Celulose no BrasilNotícias

Governo de MS avalia compromissos para implantação da Arauco em Inocência

Com previsão de iniciar as obras em 2024, a empresa pretende minimizar os impactos sociais no município e preparar sua infraestrutura

No final de março, a diretoria de negócios da empresa chilena Arauco, o prefeito de Inocência, Toninho da Cofap, e o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, se reuniram para falar da instalação da fábrica da Arauco em Mato Grosso do Sul.

“Estabelecemos que toda semana, sistematicamente, vamos acompanhar os empreendimentos estruturantes do estado, como no caso Arauco e no caso da Suzano também. Então nós estabelecemos em nome da secretaria o nível de governança de acompanhar toda a questão desde o licenciamento ambiental, do incentivo fiscal e de todos os impactos socioeconômicos no município. Tanto as obrigações do governo na área da infraestrutura, como as obrigações também da empresa em relação à questão social”, destacaram Verruck.

O secretário ressaltou que, nesse momento, a secretaria finalizou todo o planejamento do município. “Fizemos um programa de expansão municipal onde se dará forte expansão. Estamos discutindo o trevo de acesso a indústria, a Seilog já recebeu o pré-projeto para que ela possa avaliar que isso é um compromisso do governo do estado. A Arauco é um projeto que consolida toda a proposta de realmente Mato Grosso do Sul ser o Vale de Celulose do mundo”, citou Jaime, lembrando também da nova fábrica da Suzano no estado.

“Por isso os compromissos que estamos verificando agora é qual o impacto social, qual a necessidade que nós temos na área de educação e segurança. Ou seja, esse conjunto de atividades é exatamente para mitigar todos os impactos no município, relativos à implantação de uma indústria deste porte. Todas as ações são necessárias para que esse projeto se consolide em Mato Grosso do Sul, nos próximos quatro a cinco anos, com a inauguração de uma nova indústria que, com certeza, será maior do mundo”, finalizou Verruck.

Fonte
Governo de Mato Grosso do Sul
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo