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Governo de MS oficializa controle de rodovias da Rota da Celulose com concessão de R$ 8,8 bilhões

O investimento visa duplicações e melhorias em trechos das BR-262 e BR-267, facilitando o escoamento da produção industrial no estado

Os trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, parte do projeto de concessão da Rota da Celulose, foram oficialmente delegados ao estado de Mato Grosso do Sul, conforme documento publicado nesta quinta-feira, 12, no Diário Oficial da União. O projeto tem como objetivo modernizar e melhorar as condições das estradas para facilitar o escoamento da crescente produção industrial, especialmente com a instalação de grandes fábricas na região de Três Lagoas (MS), Ribas do Rio Pardo (MS) e Inocência (MS).

As rodovias BR-262 e BR-267, agora sob responsabilidade estadual, cobrem 576,3 quilômetros dos 870,4 quilômetros previstos no projeto de concessão da Rota da Celulose. Especificamente, a BR-262 abrange o trecho entre a divisa de Mato Grosso do Sul com São Paulo, a partir da ponte sobre o Rio Paraná, até a interseção com a BR-163, em Campo Grande (MS), totalizando 328,2 quilômetros. Já a BR-267 se estende da divisa com São Paulo, no início da travessia do Rio Paraná, até Nova Alvorada do Sul, cobrindo 248,1 quilômetros.

O projeto, com uma estimativa de investimento de R$ 8,8 bilhões, será executado por meio de concessão à iniciativa privada, com um leilão previsto para o dia 12 de dezembro. A concessão inclui a duplicação de 115 quilômetros, a construção de 457 quilômetros de acostamentos, 251 quilômetros de terceiras faixas, 12 quilômetros de vias marginais, além de 82 dispositivos em nível. Serviços aos usuários, como ambulâncias, socorro mecânico, guinchos e combate a incêndios, também estão previstos no acordo, que terá duração de 30 anos.

A BR-262 será duplicada integralmente entre Campo Grande (MS) e Ribas do Rio Pardo (MS), trecho essencial para a indústria local, incluindo a Suzano Celulose. A duplicação contará com canteiro central, exceto nos 22 quilômetros dentro da capital sul-mato-grossense, onde serão instaladas barreiras de concreto New Jersey.

A delegação das rodovias foi formalizada por meio de convênio entre o Ministério dos Transportes, o DNIT, a Casa Civil e o Ministério do Planejamento e Orçamento, em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul (Seilog) e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A Polícia Rodoviária Federal manterá suas competências nas rodovias concedidas, enquanto a administração e melhorias ficarão a cargo da futura concessionária.

O programa de concessão reflete o compromisso do governo estadual em fomentar o desenvolvimento da infraestrutura de transporte, atendendo às necessidades do crescente setor industrial de Mato Grosso do Sul, e proporcionando melhores condições de tráfego e segurança para os usuários.

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