Celulose no BrasilNotícias

Governo de MS visita instalações da Arauco, no Chile

Durante visitação, a comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel conheceu uma nova linha de produção de celulose e o centro de P&D da empresa

Uma comitiva do Governo de Mato Grosso do Sul, liderada por Eduardo Riedel, governador do estado, visitou, na última semana, as instalações da Arauco, em Concepción, no Chile.  Na ocasião, o grupo conheceu uma nova linha de produção de 1,2 milhão de toneladas de celulose da Arauco e o BioForest, centro de pesquisa e desenvolvimento onde puderam acompanhar de perto as tecnologias desenvolvidas pela empresa.

Além de Riedel, a comitiva é composta por Jaime Verruck, secretário de Desenvolvimento Econômico do MS, a senadora Tereza Cristina, o ex-governador do estado, Reinaldo Azambuja e Antônio Ângelo Garcia dos Santos, conhecido como Toninho da Cofap, prefeito de Inocência.

Durante a visita, o governador destacou a importância dos estudos em pinus e eucalipto que serão inseridos no projeto da fábrica de celulose em Inocência (MS). “Aqui a gente pôde conhecer as pesquisas científicas feitas com todas as universidades: micropropagação, sequenciamento de DNA, o que há de mais moderno no mundo científico, está presente aqui nesse centro de pesquisa que nos dá muita tranquilidade em relação ao projeto da Arauco, em Mato Grosso do Sul”, disse Riedel.

O Bioforest é um centro de pesquisa que há mais de 30 anos desenvolve e aplica as melhores tecnologias disponíveis, por meio de conhecimentos científicos e tecnológicos para impulsionar a produção do recurso florestal e industrial, levando em consideração a conservação ambiental e a proteção da biodiversidade.

“Nós estamos em comissão oficial do estado de Mato Grosso do Sul para o Chile, e o objetivo principal dessa viagem são as negociações. Fazer as últimas tratativas com a Arauco, que é a segunda empresa mundial em termos de produção de celulose de fibra curta, produzida a partir do eucalipto”, complementou Verruck.

Segundo o secretário, o primeiro ponto importante da reunião com a diretoria na apresentação, foi estabelecer os parâmetros de evolução do Projeto Sucuriú, no município de Inocência (MS).

“A indústria que eles farão em MS tem previsão de produzir 2,5 milhões de toneladas. Quer dizer 1,5 milhão de toneladas a mais. Isso nos deu uma noção de como será o empreendimento no Estado. Então percebemos a dimensão do projeto, o nível tecnológico que a empresa tem utilizado, como ela trabalha em relação à comunidade e nas qualificações.  Percebemos que a vinda da Arauco para Mato Grosso do Sul será um empreendimento muito importante”, destacou Verruck.

A Arauco vai investir US$ 3 bilhões – equivalente a R$ 14 bilhões – para ativar o Projeto Sucuriú, sua nova planta de celulose no centro-oeste do Brasil e deve gerar 12 mil empregos durante o pico das obras, com previsão para entrar em operação no primeiro trimestre de 2028. Atualmente, a companhia opera no setor de celulose no Chile, Argentina e Uruguai.

Fonte
Campo Grande News RCN 67
Mostrar mais

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo