Celulose no mundoNotícias

Grupo Metsä recebe licença ambiental para fábrica de bioprodutos na Finlândia

Quando estiver operacional, a fábrica produzirá anualmente cerca de 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra longa e fibra curta, além de vários outros bioprodutos

O Tribunal Administrativo de Vaasa confirmou o pacote de licença ambiental concedido à fábrica de bioprodutos do grupo Metsä em Kemi, na Finlândia.

Em 18 de dezembro de 2020, a Agência Administrativa Regional do Estado do Norte da Finlândia concedeu licenças ambientais e de abastecimento de água para a fábrica de bioprodutos de Kemi. Foram interpostos três recursos contra a licença durante o período de disponibilidade da licença, aos quais a Metsä Fibre apresentou uma resposta ao Tribunal Administrativo de Vaasa em 2 de setembro de 2021.

A decisão do Tribunal Administrativo de Vaasa foi proferida em 4 de novembro de 2022 e pode ser objeto de recurso mediante pedido ao Supremo Tribunal Administrativo.

“O planejamento da fábrica de bioprodutos Kemi é baseado em alta eficiência ambiental, material e energética. A nova unidade operará abaixo dos limites de emissão da licença ambiental atual para a fábrica de celulose existente em Kemi. A fábrica de bioprodutos está sendo construída de acordo com melhores técnicas disponíveis e em parte com tecnologias ainda mais avançadas, como a estação de tratamento de águas residuais e a planta de ácido sulfúrico”, disse o CEO da Metsä Fibre, Ismo Nousiainen.

O total investido na planta é de 1,85 bilhão de euros e a nova fábrica tem previsão de iniciar a produção no terceiro trimestre de 2023. A fábrica produzirá cerca de 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra longa e fibra curta por ano, além de vários outros bioprodutos. A unidade não utilizará combustíveis fósseis e terá uma autossuficiência elétrica elevada de 250%.

A nova fábrica de bioprodutos fortalecerá ainda mais a posição do grupo Metsä como produtor de eletricidade com base em combustíveis renováveis domésticos.

Fonte
Metsä Group
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo