Na última semana, mais de 10 mil hectares de fazendas de eucalipto foram devastados por um incêndio em Água Clara (MS), a 193 km de Campo Grande. Após o controle inicial, as chamas reacenderam com intensidade. O Corpo de Bombeiros, brigadistas locais e equipes da Força Nacional, além de bombeiros do Rio Grande do Sul, estiveram no local para reforçar a Operação Pantanal e conter o avanço do fogo.
O incêndio inicial devastou 6,5 mil hectares, e o retorno das chamas consumiu outros 3,5 mil hectares. As fazendas atingidas incluem a Lobo, da Arauco, além de Bananal, Boa Vista, Filomena, Cachoeira Alta e Eucalipto, todas dedicadas à produção de eucalipto para o setor de celulose.
A Arauco confirmou, em nota, a ocorrência de focos de incêndio em suas áreas florestais e em propriedades vizinhas nos municípios de Água Clara (MS) e Inocência (MS). A empresa destacou que mantém monitoramento constante e que suas equipes estão colaborando com autoridades, empresas e proprietários rurais no combate às chamas. Um canal de contato 24 horas foi disponibilizado para a população: (67) 99833-5189.