
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), em parceria com oito sindicatos patronais, vem ampliando investimentos na segurança e bem-estar dos 13 mil trabalhadores formais do setor. Desde 2022, a entidade intensificou esforços para garantir a conformidade com normas regulamentadoras (NRs), especialmente a NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Com base em diagnósticos realizados nas fábricas, o Cipem e o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançaram, em maio de 2023, o projeto Base Segura. A iniciativa oferece suporte contínuo às empresas para adequação às normas vigentes, incluindo consultorias, treinamentos, palestras e avaliações de riscos. Até o momento, 139 estabelecimentos vinculados aos sindicatos do Cipem já foram atendidos, fortalecendo ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de contribuir para o aumento da produtividade.
O presidente do Cipem, Ednei Blasius, comentou a importância da conformidade com as normas: “É fundamental que as empresas associadas estejam atentas às exigências e busquem adequar seus processos e equipamentos conforme as diretrizes estabelecidas. O Cipem e os sindicatos estão à disposição para oferecer orientações e suporte técnico por meio do projeto Base Segura e outras iniciativas”.
O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno) também reforça a necessidade de adequação às normas trabalhistas. “Se houver inconsistências entre o que for informado e o que for constatado em uma inspeção, há risco de embargo de maquinário, por exemplo. Por isso, reforçamos a importância de análise criteriosa”, alertou o presidente do Simno, João Carlos Paulino Júnior.
Para avaliar os impactos nas empresas notificadas e que firmaram Termos de Compromisso com o MTE, o Cipem solicitou informações às bases sindicais. “Nosso objetivo é realizar um mapeamento e buscar soluções estratégicas. É essencial que cada empresa leia atentamente a minuta recebida, sempre com acompanhamento jurídico e técnico”, orientou Blasius.
O presidente do Cipem também ressalta a parceria com o Sesi-MT e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) na implementação do projeto. “Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com foco na segurança do ambiente coletivo, primando pela proteção dos colaboradores do setor de base florestal em Mato Grosso”, concluiu.