FlorestasNotícias

Indústria de base florestal investe em segurança e bem-estar de trabalhadores em MT

Setor já atendeu 139 estabelecimentos com medidas para adequação às normas regulamentadoras

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), em parceria com oito sindicatos patronais, vem ampliando investimentos na segurança e bem-estar dos 13 mil trabalhadores formais do setor. Desde 2022, a entidade intensificou esforços para garantir a conformidade com normas regulamentadoras (NRs), especialmente a NR-12, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Com base em diagnósticos realizados nas fábricas, o Cipem e o Serviço Social da Indústria (Sesi) lançaram, em maio de 2023, o projeto Base Segura. A iniciativa oferece suporte contínuo às empresas para adequação às normas vigentes, incluindo consultorias, treinamentos, palestras e avaliações de riscos. Até o momento, 139 estabelecimentos vinculados aos sindicatos do Cipem já foram atendidos, fortalecendo ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além de contribuir para o aumento da produtividade.

O presidente do Cipem, Ednei Blasius, comentou a importância da conformidade com as normas: “É fundamental que as empresas associadas estejam atentas às exigências e busquem adequar seus processos e equipamentos conforme as diretrizes estabelecidas. O Cipem e os sindicatos estão à disposição para oferecer orientações e suporte técnico por meio do projeto Base Segura e outras iniciativas”.

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste do Mato Grosso (Simno) também reforça a necessidade de adequação às normas trabalhistas. “Se houver inconsistências entre o que for informado e o que for constatado em uma inspeção, há risco de embargo de maquinário, por exemplo. Por isso, reforçamos a importância de análise criteriosa”, alertou o presidente do Simno, João Carlos Paulino Júnior.

Para avaliar os impactos nas empresas notificadas e que firmaram Termos de Compromisso com o MTE, o Cipem solicitou informações às bases sindicais. “Nosso objetivo é realizar um mapeamento e buscar soluções estratégicas. É essencial que cada empresa leia atentamente a minuta recebida, sempre com acompanhamento jurídico e técnico”, orientou Blasius.

O presidente do Cipem também ressalta a parceria com o Sesi-MT e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) na implementação do projeto. “Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, com foco na segurança do ambiente coletivo, primando pela proteção dos colaboradores do setor de base florestal em Mato Grosso”, concluiu.

Fonte
Jornal MT Norte
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo