Celulose no mundoNotícias

International Paper anuncia revisão de estratégias e fechamento permanente de fábrica nos EUA

Fábrica que produz 300 mil toneladas de celulose fluff será fechada até o final de 2024, impactando mais de 600 funcionários

A International Paper (IP) anunciou ontem, 31, que está revisando suas opções estratégicas para o negócio global de fibras de celulose (GCF), alinhando-se à sua estratégia de foco em soluções de embalagens sustentáveis. Essa avaliação busca maximizar o valor para os acionistas da empresa.

O negócio de GCF é responsável pela produção de polpa absorvente de alta qualidade, utilizada em produtos de cuidados pessoais, como itens de higiene feminina e produtos para incontinência. Em 2023, essa divisão gerou receitas de US$ 2,9 bilhões e opera em três países, contando com oito fábricas e duas instalações de conversão.

“A IP tem o compromisso de maximizar o valor para seus acionistas e, para isso, lançou uma análise abrangente e completa das opções estratégicas para nosso negócio global de fibras de celulose”, afirmou Andy Silvernail, presidente e CEO da empresa.

Clay Ellis, vice-presidente sênior de fibras de celulose globais, destacou que a GCF está focada em otimizar ganhos. “A GCF está focada em acelerar os ganhos, alinhando recursos com nossos clientes mais estratégicos de celulose fluff, implementando uma mentalidade 80/20 e criando um portfólio simplificado e focado. Nossa equipe está bem posicionada para vencer com clientes atraentes no crescente mercado global de celulose fluff. Ao longo de nossa revisão, manteremos nossos sólidos relacionamentos com os clientes com os mesmos altos padrões e estreita colaboração”, acrescentou.

Para auxiliar nesse processo, a IP contratou a Morgan Stanley & Co. LLC como consultor financeiro. A análise das opções está em estágio inicial, e não há garantia de que essa revisão resultará em uma transação específica.

FECHAMENTO DA FÁBRICA EM GEORGETOWN

Adicionalmente, a empresa anunciou o fechamento permanente de sua fábrica em Georgetown, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, com encerramento previsto até o final de 2024. A unidade, que produz cerca de 300 mil toneladas de celulose fluff, terá sua produção transferida para outras fábricas, mantendo 100% da capacidade de produção da celulose fluff.

O fechamento da fábrica afetará 526 funcionários horistas e 148 assalariados. A IP garantiu que todos os impactados receberão benefícios de indenização, serviços de recolocação e acesso a recursos de saúde mental. “Essa decisão é especialmente difícil devido ao impacto sobre os funcionários que trabalham duro, suas famílias e as comunidades vizinhas”, finalizou Bernie Chascin, gerente da fábrica em Georgetown.

Fonte
International Paper
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo