International Paper reduz produção de celulose nos Estados Unidos
A interrupção de máquinas na Carolina do Norte e na Flórida, reduzirá a capacidade de produção de celulose da companhia em aproximadamente 500 mil toneladas
Na última quarta-feira, 18, a International Paper, produtora americana de celulose e embalagens à base de fibras, anunciou que está planejando uma série de ações para fortalecer e otimizar ainda mais seu sistema de produção para atender às necessidades dos clientes. Dentre elas, o fechamento permanente de sua fábrica de papelão em Orange, no Texas (EUA) e a interrupção permanente na produção de duas de suas máquinas de celulose – a MP20 em Riegelwood, na Carolina do Norte, e a MP4 em Pensacola, na Flórida.
“Decisões como essas são extremamente difíceis, devido ao impacto nos nossos funcionários, nas suas famílias e nas comunidades onde operamos”, disse Mark Sutton, presidente e CEO da International Paper. “Somos gratos aos nossos funcionários em Orange, Riegelwood e Pensacola por suas contribuições significativas para a empresa ao longo dos anos. Estamos comprometidos em fornecer benefícios de indenização, assistência de recolocação e muito mais para ajudar os funcionários durante esse período”, complementou.
Ao todo, cerca de 900 cargos serão impactados. Contudo, a empresa afirma que, sempre que possível, seu objetivo será minimizar o impacto sobre os funcionários, utilizando vagas em aberto, aposentadorias e outras funções na International Paper.
As ações em Pensacola e Riegelwood reduzirão a capacidade de produção de celulose da IP em aproximadamente 500 mil toneladas, sendo 300 mil de celulose fluff e 200 mil toneladas de fibra de celulose de fibra longa. O sistema restante de fábricas de celulose da empresa incluirá oito fábricas, com uma capacidade de produção anual de 2,7 milhões de toneladas.
“Acreditamos fortemente nos fundamentos atraentes e de longo prazo de nossos negócios e essas ações fortalecem ainda mais nossa plataforma competitiva. Nosso sistema de fábricas otimizado, com seus amplos recursos, nos dá a flexibilidade para atender às necessidades de nossos clientes hoje e no futuro”, disse Sutton.
A International Paper espera que a fábrica de Orange e a MP20 em Riegelwood cessem a produção até o final do ano. Em Pensacola, a MP4 em está atualmente parada e não voltará a produzir.