Julgamento sobre disputa pelo controle da Eldorado é adiado novamente pelo TCU
A disputa judicial entre a J&F e a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose envolve valores bilionários e já se prolonga por seis anos
O Tribunal de Contas da União (TCU) voltou a adiar o julgamento da disputa bilionária pelo controle da Eldorado Celulose, envolvendo a J&F e a Paper Excellence. A análise do caso estava prevista para a sessão desta quarta-feira, 4, mas foi adiada após uma representação do Ministério Público junto ao TCU, assinada pelo subprocurador-geral Lucas Furtado. O pedido busca fiscalizar a prolongada batalha judicial entre as empresas, que já se estende há seis anos.
Desta vez, o adiamento foi motivado pela ausência do relator Aroldo Cedraz, já comunicada previamente, empurrando o julgamento para a próxima quarta-feira, 11. Desde abril, o caso já entrou e saiu da pauta do TCU sete vezes, sendo a última há duas semanas, também devido à ausência de Cedraz. Em outras ocasiões, o julgamento foi postergado por pedidos de vista do ministro Jhonatan de Jesus.
Três pareceres técnicos do TCU indicam que o tribunal não possui competência para fiscalizar disputas entre empresas privadas. A J&F já encaminhou um memorial aos ministros, defendendo que a operação é inteiramente privada, sem envolvimento de recursos públicos que justificaria a atuação do TCU no caso.