FlorestasNotícias

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em Santa Catarina

A área florestal da companhia superou 141 mil hectares, sendo 49% de matas conservadas, segundo seu Plano de Manejo Florestal 2023

A Klabin divulgou o Resumo Público 2023 do Plano de Manejo Florestal da companhia no estado de Santa Catarina, que apresenta os resultados do seu empenho em promover uma atuação ambientalmente responsável, que contribua para o desenvolvimento sustentável da região.

O documento apresenta importantes dados evolutivos da gestão florestal adotada pela empresa, bem como das ações de educação ambiental implementadas por ela. De acordo com o material, a base florestal da Klabin alcançou 141 mil hectares, distribuídos em 44 municípios, em Santa Catarina, nas regiões Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense, Norte e Alto Vale, além de Nordeste, Centro Nordeste e Leste do Rio Grande do Sul. A companhia possui, ainda, florestas no Paraná e em São Paulo.

De acordo com Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, a empresa é pioneira mundial na adoção do manejo florestal em mosaico, com plantios de pínus e eucalipto entremeados às áreas de florestas nativas, preservando, assim, a biodiversidade local.

“No escopo florestal de Santa Catarina, as áreas nativas da companhia representam 49% da base florestal, um volume relevante e que reflete nosso engajamento com uma atuação ambientalmente responsável. Além disso, as florestas plantadas e nativas possuem forte contribuição na preservação do meio ambiente, tanto na proteção da biodiversidade, quanto na manutenção de mananciais”, disse o executivo.

O trabalho executado com êxito pela Klabin a coloca entre as empresas com florestas mais produtivas no mundo, reforçando a crença da companhia de que o manejo adequado da paisagem proporciona excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais. Vale ressaltar, ainda, que a empresa possui florestas certificadas pelo selo FSC (Forest Stewardship Council FSC), desde 2004, o que garante que o cultivo seguindo as melhores práticas socioambientais e econômicas.

Em relação à conservação ambiental, as florestas da Klabin integram a Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas brasileiros. Os levantamentos realizados pela companhia em suas fazendas identificaram mais de 880 espécies da flora nativa, sendo que 90 espécies fazem parte de categorias críticas de ameaça de extinção e 534 espécies de fauna silvestre, entre anfíbios, aves, mamíferos, peixes, invertebrados e répteis, dos quais, 421 com status de conservação reconhecidos.

FORMANDO FUTURAS GERAÇÕES

Além das ações de conservação, a Klabin acredita que a conscientização ambiental é parte fundamental da manutenção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável das comunidades.

Dessa forma, a companhia investe em programas que fomentam a educação ambiental, implementados em parceria com secretarias de ensino e instituições, a fim de contribuir para a formação de crianças e jovens ambientalmente responsáveis e, principalmente, capazes de multiplicar o conhecimento.

Entre as iniciativas da companhia em Santa Catarina, destaca-se o Programa Klabin Caiubi, que visa disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores e estudantes de diversas escolas da região do planalto serrano. Com mais de 35 edições de história, a ação já beneficiou 679 escolas e 1.710 professores, chegando a mais de 231 mil estudantes no estado.

Além disso, a Klabin promove outros programas como Matas Sociais, Matas Legais, Klabin Semeando Educação, Programa Crescer, Programa de Fomento Florestal, Trilha Araucária, Programa de Certificação Florestal para Fornecedores de Madeira, e fornece apoio à gestão pública das prefeituras dos municípios onde atua.

Fonte
Klabin
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo