A LD Celulose é uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo e conta com mais de 1,5 mil pessoas atuando em sua operação. Preocupada com o meio ambiente, a companhia desenvolve ações para reciclagem de resíduos sólidos geradas na fábrica de celulose de Indianópolis, no Triângulo Mineiro.
A chamada logística verde nas empresas estimula boas práticas em relação ao destino dos resíduos gerados por elas, que atualmente, responde por 4% do total de emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrel). Na LD Celulose, duas frentes focadas na reciclagem de resíduos sólidos gerados são colocadas em prática diariamente.
“Na LD Celulose nós elaboramos um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Com ele, cerca de 99% de todo resíduo sólido gerado dentro das instalações da fábrica é reciclado. 98% na nossa planta interna de compostagem e 1% em associações parceiras externas”, explicou Bruno Braga Justo, coordenador de Meio Ambiente e Social da LD Celulose.
Segundo Justo, os resíduos direcionados para a compostagem interna geram dois novos produtos para a empresa. Já os resíduos sólidos recicláveis que têm uma destinação externa, passam por uma etapa inicial de triagem, após isso são compactados dentro do fábrica da LD e só depois são enviados às Associações de Catadores de Materiais Recicláveis.
SETOR FLORESTAL E SUSTENTABILIDADE
Ainda de acordo com o coordenador, as ações desenvolvidas em prol da reciclagem de resíduos na empresa acontecem por meio da destinação correta de papéis, sucatas metálicas, plásticos e outros materiais às associações de catadores parceiras. Além disso, todo o óleo lubrificante usado oriundo das máquinas agrícolas ser direcionado para o processo de rerrefino.
Há também outros resíduos que são gerados dentro da área florestal, conforme explica Justo. “O restante, e grande parte, são resquícios orgânicos como folhas e galhos que ficam na própria floresta para que sejam incorporados ao solo”, detalhou.
Nesse sentido, Justo reforça o trabalho constante das equipes da companhia em em busca de novas soluções, melhorias e desenvolvimento de ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente. “Nosso cenário atual é muito positivo e uma das nossas preocupações diárias é o cuidado com o meio ambiente, e isso engloba a destinação que damos aos resíduos sólidos gerados”, concluiu.