Celulose no mundoNotícias

Lenzing expande atuação no setor de fibras de celulose com participação na sueca TreeToTextile

Aquisição busca impulsionar inovações sustentáveis e o desenvolvimento de soluções têxteis renováveis a partir de celulose

A Lenzing, especializada na produção de fibras de celulose, anunciou a aquisição de uma participação minoritária na TreeToTextile, uma startup sueca dedicada à criação de novas fibras têxteis a partir de celulose renovável. A empresa é controlada por um consórcio formado pela Ikea, H&M, Stora Enso e Lscs Invest.

Com o investimento, a Lenzing busca expandir sua atuação no setor de fibras sustentáveis, acelerando o desenvolvimento de soluções mais eficientes e ecológicas. A aquisição segue o recente aporte da Suzano, gigante brasileira de celulose, que comprou 15% da Lenzing por 230 milhões de euros, com a opção de adquirir mais 15% até 2028, o que pode alterar o controle da companhia. Atualmente, o Grupo B&C ainda detém 37,25% das ações da Lenzing.

Mesmo com a aposta em novas tecnologias, a Lenzing encerrou 2023 com um prejuízo líquido de 593 milhões de euros, resultado de uma desvalorização de ativos no valor de 464,9 milhões de euros. A empresa, que produz mais de um milhão de toneladas de fibras por ano, continua a ver oportunidades de expansão com o suporte da Suzano, que também é acionista majoritária da finlandesa Spinnova, especializada em reciclagem de fibras.

Fonte
Modaes
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo