Metsä Fibre fecha antiga fábrica de celulose em Kemi
A securitização e a preparação para o desmantelamento da antiga fábrica tiveram início imediatamente após a paralisação das operações
A Metsä Fibre, parte do Grupo Metsä, fechou a antiga fábrica de celulose em Kemi com o início das operações da nova fábrica de bioprodutos. A securitização e a preparação para o desmantelamento da unidade tiveram início imediatamente após a paralisação das operações. A demolição propriamente dita começará no início de 2024 e o projeto durará até 2025.
“Na primeira fase, a antiga fábrica será protegida para que o processo de desmantelamento não seja perigoso e o trabalho corra da melhor forma possível”, disse Erkka Tahvanainen, vice-presidente de Production Development da Metsä Fibre, responsável pelo projeto de desmantelamento. “O projeto de demolição empregará algumas dezenas de pessoas e envolverá tanto o nosso próprio pessoal como operadores externos”. As máquinas e equipamentos da fábrica demolida serão reciclados para reaproveitamento.
A fábrica de bioprodutos de Kemi produz anualmente 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra longa e fibra curta. A unidade utiliza zero combustíveis fósseis e estará completamente livre de resíduos até 2030. Apresentando tecnologia de ponta, a fábrica opera uma economia circular completa, já que toda a matéria-prima da madeira e os fluxos secundários de produção são usados de forma eficiente para vários bioprodutos e bioenergia.
Graças aos seus ciclos químicos eficientes e outras soluções ambientalmente eficientes, as emissões da nova fábrica são inferiores aos limites especificados na licença ambiental atualmente válida para a fábrica de celulose fechada de Kemi, apesar do aumento considerável na capacidade de produção.