Celulose no mundoNotícias

Metsä Group anuncia conclusão de solução logística para nova fábrica de bioprodutos em Kemi

A solução inclui uma nova estrada que leva à fábrica, uma ferrovia privada eletrificada e o armazém no porto em Ajos

O Metsä Group anunciou que a solução logística projetada para sua nova fábrica de bioprodutos em Kemi, na Finlândia, está pronta para atender às necessidades de transporte da unidade fabril. A solução inclui uma nova estrada logística que leva à fábrica, em Sahansaarenkatu, uma ferrovia privada eletrificada até a planta e o armazém no porto de Kemi, em Ajos.

“A nova solução logística se baseia em garantir segurança, confiabilidade e qualidade na entrega. Juntamente com nossos parceiros, construímos uma solução logística completa para garantir uma cadeia de suprimentos contínua, da floresta à fábrica e da fábrica aos clientes”, afirmou Pasi Pulkkinen, diretor de Logística do projeto da fábrica de bioprodutos de Kemi.

Nesse sentido, dois terços da madeira da nova fábrica serão transportados por via férrea, utilizando a nova via privada. As locomotivas elétricas Vectron podem suportar cargas tão pesadas quanto 2.500 toneladas, o que significa aproximadamente 20% a 25% mais madeira por trem. Ao todo, mais de 400 vagões serão utilizados para o transporte ferroviário da fábrica de bioprodutos de Kemi, e a frota é destinada exclusivamente a esses transportes.

A infraestrutura de tráfego e as melhorias relacionadas foram abordadas desde o início do projeto e foram concebidas em conjunto com a Agência Finlandesa de Infraestruturas de Transporte e a VR. A via particular permite o transporte da madeira por locomotivas elétricas até a fábrica.

Já o tráfego de caminhões para a unidade utilizará a nova estrada logística de Sahansaarenkatu, cujas melhorias foram realizadas pela cidade de Kemi. A via particular e a nova estrada logística foram construídas de forma a não se cruzarem com outro tráfego, o que irá melhorar significativamente a segurança rodoviária na área.

Todas as exportações da nova fábrica serão concentradas no porto de Ajos, em Kemi, onde a Metsä Fiber construiu um novo armazém de produtos de 37.000 metros quadrados. No armazém portuário, os fardos de celulose serão movimentados por empilhadeiras elétricas e guindaste portuário elétrico. A carga e descarga dos fardos de celulose nos caminhões é feita de forma automática, com equipamentos projetados para a necessidade da empresa.

No porto, o calado (distância vertical entre a parte inferior da quilha e a linha de flutuação de uma embarcação) foi ampliado em 12 metros para permitir a utilização de embarcações maiores e um transporte marítimo mais eficiente. O calado da bacia portuária é de responsabilidade da Kemin Satama Oy e o calado da rota marítima é de responsabilidade da Agência Finlandesa de Transportes.

Diante disso, Pulkkinen elogiou a cooperação com os parceiros e a avaliou como tranquila. “A logística eficiente é um dos pré-requisitos básicos para a operação da fábrica. Na solução logística, exigimos dos nossos parceiros soluções eficientes e de baixas emissões. Por meio de uma boa cooperação, criamos uma solução altamente funcional e segura, que implementaremos juntamente com nossos parceiros selecionados”, disse o executivo.

Fonte
Metsä Group
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo