O Metsä Group anunciou seus planos de aumentar a biodiversidade em suas áreas terrestres em Kemi, na Finlândia. Cobrindo mais de 650 hectares, o local designado abrange a fábrica do grupo e outras áreas no ambiente urbano da cidade. As operações da Metsä em Kemi incluem uma fábrica de bioprodutos – atualmente em construção – e uma fábrica de papel cartão.
A empresa pretende aumentar a biodiversidade regional em todas as suas mais de 20 fábricas na Europa. O objetivo é modificar o uso do solo nas instalações do Metsä Group em Kemi para melhorar o estado da natureza no ambiente industrial, considerando as características especiais da natureza local no projeto, além das condições de vida das espécies ameaçadas, que serão melhoradas. Com isso, a biodiversidade na área será aumentada experimentalmente e por meio da adoção de novos métodos operacionais.
Por exemplo, mais de 12 hectares de prados e habitats ensolarados serão adicionados à área da fábrica de Kemi. Apenas a vegetação local será utilizada no estabelecimento de habitats abertos, que serão adequados para abrigar espécies ameaçadas. Além disso, outras abordagens para aumentar a biodiversidade dos ambientes industriais também serão testadas na fábrica.
Os planos de biodiversidade também se estenderão para fora da planta, incluindo áreas de propriedade do Grupo Metsä, mas que pertencem ao ambiente construído de Kemi – os moradores utilizam essas áreas para fins recreativos.
“Melhorar o estado da natureza é um dos objetivos silvicultura regenerativa do Metsä Group, e o projeto piloto de Kemi expandirá seu escopo da floresta para a área da fábrica e ambientes urbanos. A sua biodiversidade também pode ser melhorada se tivermos vontade e competência e se as coisas forem feitas em conjunto. Esse poderia ser um caminho adotado em toda a indústria”, afirmou Ilkka Hämälä, presidente e CEO do Metsä Group.
A rede colaborativa do Metsä Group crescerá à medida que o projeto avança. Um dos principais parceiros é a associação Villi Vyöhyke, especialista líder na biodiversidade do ambiente construído.
“O Metsä Group está demonstrando coragem, bem como uma ambição impressionante e elevada na proteção da biodiversidade em Kemi. O âmbito das novas metas relativas à natureza é excepcionalmente amplo e variado, abrangendo o ambiente construído como parte do uso regenerativo do solo. O Metsä Group é um grande operador, o que dá às nossas ações uma maior alavancagem para uma mudança cultural mais ampla em direção à corrente internacional de proteção da biodiversidade”, afirmou Jere Nieminen, presidente da Villi Vyöhyke.
“A iniciativa do Metsä Group é importante para a cidade de Kemi. Juntos, podemos desenvolver e reforçar o papel pioneiro que a região do Mar da Lapónia desempenha na proteção de nossa natureza. A coexistência da indústria e da natureza beneficia a todos nós”, afirmou Matti Ruotsalainen, prefeito de Kemi.
O projeto piloto de Kemi já está em andamento e as diversas medidas relativas às outras fábricas do Metsä Group serão realizadas gradualmente ao longo dos próximos anos, utilizando os modelos operacionais desenvolvidos na cidade finlandesa.
O Metsä Group pretende incluir os planos de biodiversidade das áreas fabris nos relatórios ambientais das fábricas. Nos próximos anos, a empresa também pretende colaborar com seus stakeholders para desenvolver os planos para o ambiente construído de acordo com critérios e padrões aprovados internacionalmente.