Celulose no BrasilNotícias

Multinacional finlandesa lança Valmet DNAe: sistema de controle distribuído avançado para automação industrial

O novo sistema é totalmente on-line e apresenta uma arquitetura inovadora que inclui cibersegurança, software e hardware de controle, além de ferramentas de engenharia e análise

A Valmet, líder mundial em soluções, equipamentos e tecnologias para as indústrias de papel, celulose e energia, anunciou o lançamento do Valmet DNAe, um sistema digital de controle distribuído (SDCD ou DCS) que promete revolucionar a automação de processos. Esse novo sistema de controle de processos, totalmente on-line, apresenta uma arquitetura inovadora que inclui cibersegurança, software e hardware de controle, além de ferramentas de engenharia e análise, auxiliando os clientes a melhorarem a eficiência, produtividade, sustentabilidade e segurança de suas operações.

“O novo sistema Valmet DNAe representa um marco importante na automação de processos, fornecendo uma plataforma sólida para avançar em direção a operações mais digitalizadas e autônomas, ajudando os clientes a prosperar em um ambiente de negócios em constante mudança. Nosso foco está na usabilidade e na performance para o desenvolvimento deste novo sistema, com uma abordagem modular que permite atualizações das gerações anteriores de sistemas”, afirmou Emilia Torttila-Miettinen, presidente da linha de negócios de Sistemas de Automação da Valmet.

O lançamento é um passo relevante na estratégia da multinacional, a fim de expandir ainda mais os negócios de automação e trazer soluções inovadoras e preparadas para o futuro, atendendo uma ampla base de indústrias de processo em todo o mundo. Com esse novo sistema, a empresa terá uma excelente oportunidade para fortalecer a presença do seu negócio de sistemas de automação globalmente.

PROJETADO PARA AMPARAR O TRABALHO DOS USUÁRIOS DE AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS

O Valmet DNAe foi desenvolvido para auxiliar as pessoas a desempenharem e colaborarem melhor em toda a organização. O sistema fornece uma interface de usuário de fácil entendimento para controles, análises, configuração e manutenção. A usabilidade intuitiva simplifica as operações e permite que os usuários gerenciem áreas de processo maiores com mais facilidade. As ferramentas analíticas avançadas permitem transformar dados históricos e em tempo real em insights práticos. Além disso, o novo ambiente de configuração baseado na web proporciona um espaço unificado para todas as necessidades de engenharia, do escritório ao campo, aumentando a flexibilidade nas tarefas de configuração e manutenção. Segundo a empresa, todo esse sistema foi projetado para aumentar a eficiência operacional dos clientes.

UM DCS DE ALTO DESEMPENHO QUE PROMOVE DIGITALIZAÇÃO E OPERAÇÕES AUTÔNOMAS

O Valmet DNAe foi projetado para gerenciar processos exigentes, enfatizando a performance e a disponibilidade. O sistema permite que os usuários executem aplicações industriais no local, em servidores edge ou na nuvem. Esse DCS ainda possui uma plataforma de dados redundante e escalável, garantindo acesso fácil e controlado aos dados. A arquitetura do sistema é cibersegura por design, com controle de acesso baseado em funções, autenticação, trilha de auditoria e mecanismos de criptografia para uma prevenção proativa de ameaças cibernéticas. Com uma integração fluida entre OT (tecnologia operacional) e TI (tecnologia da informação) por meio de interfaces de comunicação seguras com sistemas externos, o Valmet DNAe estabelece uma base robusta para o avanço da digitalização e das operações autônomas.

ATUALIZAÇÃO EM FASES PARA EVOLUÇÃO EFICIENTE E ECONÔMICA DO SISTEMA

Alinhado à promessa vitalícia de compatibilidade de sistemas da Valmet, um princípio fundamental no desenvolvimento do Valmet DNAe é sua adaptabilidade e usabilidade com  sistemas anteriores, possibilitando que todos os clientes de automação de processos da empresa se beneficiem do lançamento. Para isso, o novo Sistema de Controle Distribuído é capaz de compartilhar sua interface de usuário, ferramentas analíticas e hardware comum com a geração anterior do Valmet DNA. Além disso, a Valmet também incluiu um novo controlador modular e um módulo de sinais de E/S individuais como novas opções de hardware para o Valmet DNAe.

“A abordagem do ciclo de vida permite caminhos flexíveis de atualização passo a passo para uma evolução sustentável e econômica do sistema. Já entregamos mais de 200 projetos de atualização de interface de usuário de nova geração para diversos setores. Os primeiros sistemas Valmet DNAe também foram entregues com sucesso aos clientes. Uma parte importante da estratégia da Valmet é cobrir uma ampla base de indústrias de processos globais no negócio de automação e, com este novo sistema, teremos uma excelente oportunidade para continuar a expandir a presença do nosso negócio DCS globalmente”, afirmou Torttila-Miettinen.

OFERTA DE AUTOMAÇÃO DA VALMET

A Valmet está um passo à frente no desenvolvimento de soluções digitais para seus clientes desde a década de 1960 e foi uma das pioneiras no lançamento de seu primeiro sistema de controle distribuído (DCS) em 1978. Hoje, os sistemas de automação avançados da Valmet estão presentes nas indústrias de celulose, papel, tissue, cartão, usinas de energia, e instalações da indústria de processamento, bem como em navios de cruzeiro e de carga em todo o mundo.

A multinacional também está impulsionando o desenvolvimento para plantas e fábricas mais autônomas e lançou recentemente uma solução de otimização abrangente para celulose e papel, um passo importante em direção a operações autônomas em indústrias de processos.

Conheça mais sobre o sistema acessando: https://www.valmet.com/pt/automation/control-systems/dnae/.

Fonte
Valmet
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo