FlorestasNotícias

Navigator defende aumento de áreas para plantação de eucalipto em Portugal

De acordo com o CEO da companhia, Antonio Redondo, é preciso ter mais florestas plantadas de eucalipto no país para que a companhia continue a ser sustentável

Recentemente, a portuguesa The Navigator Company celebrou os 70 anos de sua fábrica em Cacia, Aveiro. Na ocasião, Antonio Redondo, CEO da companhia, defendeu o aumento da área para plantação de eucalipto em Portugal, visando garantir a sustentabilidade da empresa.

“Para continuarmos a ser sustentáveis precisamos ter mais florestas plantadas de eucalipto”, afirmou Redondo. O executivo ainda acrescentou que é preciso desmistificar aquilo que as pessoas não sabem acerca da espécie (de eucalipto) única de Portugal, pois a condenam por desconhecimento e a mesma deve ser valorizada.

A expansão de floretas de eucaliptos tem sido apontada por ambientalistas como um dos fatores que contribuem para os incêndios florestais em Portugal, levando o governo a desenvolver restrições para que controlar a plantação ou replantação de eucaliptos no país.

Segundo Redondo, no primeiro semestre de 2024 deve entrar em funcionamento, na fábrica de Cacia, uma nova unidade para a produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto.

Atualmente, o complexo industrial de Cacia integra uma central de cogeração de biomassa associada à fábrica de celulose e uma central termoelétrica de biomassa para a produção de energia renovável.

De acordo com dados da The Navigator Company, em 2022 a unidade industrial produziu cerca de 200 mil toneladas de celulose, sendo vendidas para mais de 40 países. Atualmente a companhia é a terceira maior exportadora em Portugal e representa aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 3% das exportações nacionais de bens, gerando mais de 30 mil empregos diretos e indiretos.

Fonte
O Digital
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo