Navio com celulose da UPM é carregado hoje, no Uruguai
A companhia investiu US$ 280 milhões na construção do terminal especializado em celulose no porto de Montevidéu, com acesso ferroviário direto da fábrica
Nesta terça, 23, no porto de Montevidéu, o navio “Saga Faith” realizará o primeiro carregamento de celulose da nova fábrica da UPM, localizada no departamento de Durazno, segundo Juan José Olaizola, subsecretário do Ministério dos Transportes (MTOP).
O embarque registra uma operação diferenciada, visto que o navio transportará um total de 50 mil toneladas de celulose para o exterior – 20 mil toneladas produzidas na planta Durazno (UPM2) e carregadas hoje, no porto de Montevidéu, enquanto as outras 30 mil toneladas, produzidas na primeira fábrica da empresa (UPM1), localizada em Fray Bentos, já estivada, no porto de Nueva Palmira.
Construído em 2019, o navio “Saga Faith” é o mais novo da frota dedicada a esse tipo de carga. O navio saíra de Montevidéu com sua maior capacidade de carga – 50 mil toneladas – , otimizando a logística para o escoamento da celulose produzida no Uruguai, diferenciando-se dos demais portos da região, conforme o chefe do Ministério dos Transportes.
A carga de celulose do porto de Montevidéu será mobilizada no novo Terminal de Celulose da UPM, projetado para operar 24 horas todos os dias e contará com o trabalho de centenas de pessoas. “É importante ressaltar, conforme nos informou a empresa, que mais de 100 trabalhadores participarão desta operação logística”, explicou Olaizola.
SOBRE A LOGÍSTICA
A logística iniciada a partir de hoje, no porto de Montevidéu, prevê a operação de 70 navios por ano com cargas de celulose de exportação e 30 navios que chegarão ao porto principal com insumos químicos para a nova planta da companhia.
De acordo com Olaizola, a nova operação no terminal com foco em celulose consolida uma política portuária que aposta na especialização das áreas, com o objetivo de otimizar os custos e prestar serviços de qualidade aos mais variados tipos de cargas que são movimentadas no porto.
A especialização das áreas do porto é uma política de governo que se compromete a operar por meio de terminais especializados para contêineres, granéis, celulose e a construção de um cais para pesca internacional, entre outras iniciativas.
INVESTIMENTO NO PORTO ESPECIALIZADO
Além dos investimentos realizados pela UPM para construir sua fábrica de celulose no Uruguai, a companhia também investiu US$ 280 milhões na construção do terminal especializado em celulose no porto de Montevidéu, com acesso ferroviário direto da fábrica.
O porto de Montevidéu será o único porto de águas profundas do Rio da Prata conectado diretamente a uma ferrovia.
De acordo com a produtora de celulose e papel finlandesa, o terminal da UPM no porto foi criado e construído com base nas melhores técnicas disponíveis, em acordo com o cumprimento de normas nacionais e europeias e “de acordo com as normas da multinacional”, utilizando os mesmos critérios de desenho industrial da construção da nova fábrica de celulose Durazno.