Celulose no mundoNotícias

Nova fábrica de celulose do Metsä Group entra em operação em Kemi, na Finlândia

A fábrica de bioprodutos tem capacidade de produzir anualmente 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra longa e fibra curta, utilizando zero combustíveis fósseis

O maior investimento da indústria florestal na Finlândia, a nova fábrica de bioprodutos do Metsä Group em Kemi, entrou em operação nessa quarta-feira, 20. As operações serão iniciadas departamento por departamento e as entregas de celulose da nova planta aos clientes começarão em outubro de 2023. O site também recebeu um projeto de expansão em sua planta de papel.

“Os produtos do Metsä Group substituem materiais fósseis no dia a dia das pessoas. A celulose e o papel são utilizados como matéria-prima para numerosos bens de consumo e somos capazes de produzi-los em Kemi com emissões consideravelmente mais baixas. A Finlândia precisa de investimento sustentável que crie emprego, rendimento e uma forte crença no futuro”, afirma Ilkka Hämälä, presidente e CEO do Metsä Group.

A fábrica de bioprodutos de Kemi tem capacidade para produzir anualmente 1,5 milhão de toneladas de celulose de fibra longa e fibra curta, utilizando zero combustíveis fósseis, além de que estará completamente livre de resíduos até 2030. Apresentando tecnologia de ponta, a unidade opera uma economia circular completa, já que toda a matéria-prima da madeira e os fluxos secundários de produção são usados ​​de forma eficiente para vários bioprodutos e bioenergia.

Por exemplo, a companhia produz tall oil e terebintina, bem como dois terawatts-hora de eletricidade renovável por ano, equivalente ao consumo anual de 100 mil residências familiares aquecidas eletricamente, o que representa aproximadamente 2,5% da produção total de eletricidade da Finlândia. Graças aos seus ciclos químicos eficientes e outras soluções ambientalmente eficientes, as emissões da nova planta são inferiores aos limites especificados na licença ambiental, atualmente válida para a antiga unidade de celulose de Kemi, apesar do aumento considerável na capacidade de produção.

A fábrica de bioprodutos utilizará 7,6 milhões de metros cúbicos de madeira por ano – 4,5 milhões de metros cúbicos a mais que a antiga. O fornecimento de madeira será baseado na silvicultura regenerativa com o objetivo de alcançar uma melhoria verificável do estado da natureza até 2030.

A integração da fábrica de bioprodutos e a de papel, bem como a modernização da linha de produção de papel, melhorará consideravelmente a eficiência hídrica e energética da planta. Os investimentos reduzirão o consumo de água da unidade em 40% e o uso de energia em 5% por tonelada de papel produzida.

Os investimentos concluídos, em curso e planejados do Metsä Group desde 2015 totalizam aproximadamente 7 bilhões de euros. Os investimentos permitem à empresa satisfazer melhor as necessidades dos proprietários florestais e dos clientes em toda a cadeia de valor da indústria florestal e contribuir para a mitigação das alterações climáticas. A eficiência energética, uma carga ambiental menor e as operações livres de combustíveis fósseis da fábrica de bioprodutos apoiam as metas de sustentabilidade da Metsä e de seus clientes.

Fonte
Metsä Group
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo