O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma das formas mais comuns de câncer entre as mulheres mundialmente. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, ganhou destaque na década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure começou a distribuir laços cor-de-rosa durante a Race for the Cure (Corrida pela Cura, em português), nos Estados Unidos. Desde então, o laço rosa e sua cor se tornaram símbolos importantes, sendo amplamente utilizados em eventos ao redor do planeta.
No Brasil, o câncer de mama é a forma mais frequente da doença entre as mulheres, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a previsão para 2024 é de 73.610 novos casos no país, ressaltando a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Além da detecção precoce, as campanhas do Outubro Rosa ressaltam a importância do apoio psicológico durante o tratamento. Ana Matos, psicanalista e filósofa, afirma que as reações emocionais incluem medo, ansiedade e depressão, e que, para muitas, o processo pode envolver fases de negação, raiva e aceitação. “A terapia oferece um espaço seguro para expressar medos e ansiedades, promovendo um enfrentamento mais saudável e transformador”, explicou Ana.
CONSCIENTIZAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO
Empresas brasileiras têm se engajado fortemente na campanha, promovendo ações internas de conscientização e apoio à saúde de suas colaboradoras. Izabela Holanda, diretora da IH Consultoria e especialista em bem-estar corporativo, ressalta o papel das organizações no apoio à causa, oferecendo workshops, palestras e incentivando a prevenção. Segundo Izabela, “o ambiente de trabalho pode ser um espaço fundamental para a disseminação de informações sobre a doença e para o incentivo à prevenção. Ao engajar seus colaboradores, as empresas demonstram cuidado e promovem um ambiente mais saudável e positivo”, indica a executiva, enfatizando que ações como campanhas internas e o incentivo ao uso da cor rosa são formas eficazes de sensibilizar as equipes.
Além disso, muitas empresas estão facilitando o acesso das colaboradoras a exames preventivos, como mamografias, em parceria com clínicas locais, e apoiando instituições que combatem o câncer de mama, ampliando o impacto social da causa. Esses exames também estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando maior acesso à prevenção para a população.
Práticas de autocuidado, como atividades físicas e momentos de lazer, tornam-se aliadas para reduzir a ansiedade e aumentar a resiliência emocional. Assim, empresas e sociedade reforçam que o apoio emocional e a conscientização são pilares fundamentais no enfrentamento do câncer de mama, beneficiando pacientes, familiares e a sociedade como um todo.