Packaging Summit conclui estreia com êxito
O evento promoveu a conexão entre importantes players da indústria de papel e embalagens

O último bloco do Packaging Summit foi aberto pela Solenis, com a apresentação de Claudio Augusto João, gerente de marketing e produto LATAM da empresa, com o tema “Tendências e novas tecnologias de químicos na produção de papéis de embalagem”.
O executivo destacou a importância do setor de packaging, responsável por 38% da capacidade total global instalada na indústria de papel, sendo 227 milhões de toneladas produzidas em 2022. Nesse sentido, a empresa busca ouvir as necessidades do mercado ao desenvolver suas tecnologias orientando-se pela necessidade do cliente, produzindo suas inovações de modo mais assertivo.

Sequencialmente, Ivan Medeiros, Business Digital Manager da Voith ministrou a palestra “A produção de papel em tempos de transformação digital”.
Demonstrando alguns dados referente à história da companhia e seu portfólio de produtos, a apresentação destacou a solução destinada à produção de papel autônoma, o Paper One, uma tecnologia digital da Voith, disruptiva, essencial para os fabricantes de papel para embalagem, conforme o executivo. Ivan também detalhou os caminhos para a produção de papel de forma autônoma e pontuou os principais desafios enfrentados na fabricação do papel, como a rebaixa de qualidade ou reclamações, o custo de produção, a capacidade de funcionamento da máquina e testes físicos destrutivos.

Em seguida, a temática “Packaging & Paper Strategy – Cobrindo sustentabilidade e o que a Archroma tem no portfólio para Packaging & Paper”, foi apresentada por Ricardo Toigo, Head of Sales – PP&C Brasil da companhia.

O especialista iniciou a apresentação indicando o alcance da empresa, que tem sede na Suíça, e atua globalmente. Seu portfólio de soluções sustentáveis inclui barreiras, adesivos, dispersantes, reticulantes e aditivos que colaboram para o desempenho da indústria, com qualidade e eficiência.
Williams Verdugo Campos, gerente de vendas e produtos da Valmet, por sua vez, apresentou a palestra “Melhorando a operabilidade e a eficiência energética com as vestimentas Valmet”.

O executivo abordou a importância do conceito de sustentabilidade e o desenvolvimento de produtos com materiais cada vez mais sustentáveis, com foco no conceito de circularidade. Além disso, também apresentou um case de sucesso da companhia e discorreu sobre algumas soluções como a linha de feltros Valmet Press Felt EMX e a secadora Valmet Dryer Fabric destacando os benefícios do seu uso durante o processo de fabricação do papel.
Na sequência, Agnaldo Ferme, representante da ProJet B.V., que projeta e fabrica máquinas de limpeza e corte de alta qualidade para linhas de fabricação de papel fez uma apresentação intitulada “Limpadores transversais de alta pressão para máquinas de papel, cartão e tissue”.

Durante a apresentação, Agnaldo abordou as vantagens dos limpadores transversais da companhia, destacando os diferenciais que as soluções oferecem perante seus pares, como menor consumo de água, bicos de pulverização menores e maior pressão.
Por fim, concluindo a programação o painel de debates contou com a presença de Sérgio Ribas, diretor-presidente da Irani; Nilton Saraiva, CEO da Ibema; Carlos Stein, fundador da BN Papéis; Amando Varella, Co-CEO, diretor comercial e marketing da Papirus; e Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil, com insights importantes sobre o tema da conferência e perspectivas do mercado.