Paracel escolhe empresa fornecedora dos equipamentos de processo para planta no Paraguai
A seleção do fornecedor do equipamento de processo demorou mais de dois anos para ser finalizada, marcando uma nova fase da companhia
A empresa paraguaia Paracel S.A. anunciou que já selecionou qual empresa será sua fornecedora dos equipamentos de processo para a fábrica de celulose a ser construída em Concepción. O escopo da companhia contempla a entrega dos serviços de EPC (Engineering, Procurement & Construction) em todas as ilhas de processo.
Com a parceria, a produtora de celulose pretende produzir 1,8 milhão de toneladas/ano. A Paracel possui ativos florestais de 185 mil hectares, e desde sua fundação, em 2018, já plantou mais de 17 mil hectares de bosques, além de concluir o projeto da nova fábrica e receber a licença de construção da planta.
Ademais, a empresa também já completou as avaliações de impacto socioambiental, o que inclui a documentação para o sequestro de CO2, a definição dos planos de ação para o projeto de conservação de florestas nativas e seus programas sociais a serem desenvolvidos.
A seleção do fornecedor do equipamento de processo demorou mais de dois anos para ser finalizada, marcando uma nova fase da companhia.
“O processo se tornou mais complicado do que o normal devido à pandemia, a interrupção da cadeia de suprimentos e conflitos geopolíticos, entre outros, mas as duas equipes colaboraram incansavelmente para atingirmos esse objetivo”, conta o CEO da Paracel, Nils Grafström.
Dentre os critérios que culminaram na decisão, pode-se citar a tecnologia de ponta, excelente reputação de entrega, conhecimento regional e escopo abrangente de entrega na modalidade EPC da companhia selecionada. Além disso, a sustentabilidade, produtividade ao longo do tempo, saúde e segurança foram outros fatores determinantes.
Luciano Lafuente, diretor de Projetos da Paracel, acrescenta: “a Paracel selecionou a solução líder em termos de tecnologia e sustentabilidade. Com esta parceria, alcançaremos o máximo desempenho durante a implementação do projeto e nas operações da fábrica”.
Para o diretor de compras da Paracel, Jorge Pisani, “este acordo é um sinal de que o mundo está voltando ao normal. Sinto-me confiante de que poderemos fazer mais anúncios em breve.”