
Patrocinadora do Campeonato Gaúcho 2025 – maior torneio de futebol do Rio Grande do Sul, realizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) – a CMPC, pelo segundo ano consecutivo, busca fortalecer sua marca junto ao povo gaúcho e reitera, por meio de iniciativas como essa, sua confiança no desenvolvimento econômico-social do estado.
Ao mesmo tempo em que a FGF iniciava a realização dos jogos do Campeonato Gaúcho 2025, a CMPC colocou em prática sua campanha “Viva o Gauchão”, levando eventos interativos às comunidades onde atua. Além disso, vem realizando ações com torcedores no entorno de estádios, cobertura dos bastidores dos jogos pelas redes sociais e atividades com crianças em escolas públicas do RS.
“Sabemos da importância do futebol para os gaúchos e, por isso, temos um olhar especial para iniciativas que conectem esporte, bem-estar, desenvolvimento social e interação com a comunidade. Nesse sentido, é, para nós, uma enorme satisfação estarmos apoiando o Gauchão, mais uma vez este ano”, considerou o diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil, Antonio Lacerda.

Duas iniciativas são destaques da campanha “Viva o Gauchão”: o time de futebol da CMPC, intitulado Defensores da Natureza, e o Chute a Gol. Ambos têm como objetivo valorizar o vínculo entre a cultura gaúcha e o meio ambiente. O Defensores da Natureza é formado por personalidades gaúchas, torcedores e atletas. O time tem como mascote o quero-quero Xiru, pássaro tradicional da fauna gaúcha e que simboliza o estado.
Já no Chute a Gol, a primeira ação foi realizada na beira-mar da praia de Capão da Canoa, em 14 de fevereiro. Ainda acontecerão mais duas edições, uma na praia do Laranjal, em Pelotas, e outra na Orla da Alegria, em Guaíba. Os ex-jogadores da dupla Grenal, Bolívar (Inter) e Edílson (Grêmio), são atrações confirmadas, proporcionando aos participantes momentos de lazer, alegria e desconcentração.
A competição funciona em formato de rodadas onde cada um tem direito a três tentativas. Todos os participantes recebem brindes.
“A interação com o público está além de nossas expectativas iniciais, tendo sido considerado um sucesso pelos participantes”, ressaltou Lacerda. “De fato, a ideia essencial do Chute a Gol era proporcionar uma atividade acessível a todos, independentemente das habilidades de cada pessoa, um evento inclusivo, que proporcionasse contato direto dos veranistas com ex-jogadores emblemáticos da dupla Grenal”, afirmou. Nos dias de realização do evento são distribuídos centenas de brindes como cadeiras de praia, guarda-sóis, kits de frescobol e kits com baldinho e pazinhas para os presentes.
A campanha contempla, ainda, uma agenda de ações com foco no esporte, direcionada especialmente a crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Com a parceria de prefeituras do interior e, seguindo critérios previamente estabelecidos, a equipe de Relacionamento da CMPC, desenvolveu iniciativas, onde, no desenrolar de cada uma delas, são doados às crianças, camisas, bolas, coletes, entre outros brindes.