Novos dados de uma pesquisa global solicitada pela Ecolab, líder mundial em prevenção de infecções e tecnologias relacionadas a água, higiene e energia, revelaram as expectativas dos consumidores quanto ao papel das empresas no acesso e conservação da água.
A pesquisa Água, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas consultou consumidores em oito países diferentes e revelou que:
- 74% dos consumidores acreditam que as empresas devem ter a conservação da água como prioridade em sua estratégia de sustentabilidade;
- apenas 25% dos consumidores acreditam que as empresas estão tomando as medidas certas para economizar água;
- mais de 60% dos consumidores afirmaram que eles ou algum familiar já tiveram problemas no acesso à água potável.
Na Conferência da Água, realizada na última semana na sede da ONU em Nova Iorque, o presidente e diretor executivo da Ecolab, Christophe Beck, afirmou: “Os consumidores estão enviando uma mensagem em alto e bom som: se os líderes empresariais não estão priorizando a gestão da água, eles não estão fazendo o suficiente. O trabalho da Ecolab para ajudar a proteger os recursos vitais para a vida mostra que é possível promover, em conjunto, a sustentabilidade e as metas de crescimento dos negócios”.
Todos os anos, em março, são reforçadas as questões relativas à água e ao saneamento, em razão da comemoração do Dia da Água. O tema para 2023 foi “Acelerando a Mudança”, com o intuito de incentivar o progresso contínuo em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU. Nesse sentido, a Ecolab destacou seu papel de liderança ao longo de um ano inteiro de mudança e progresso.
DESTAQUES DO “ANO DA ÁGUA”
- A Ecolab ajudou seus clientes a economizarem mais 780 bilhões de litros de água em 2022, o equivalente às necessidades de água potável de quase 730 milhões de pessoas. Até 2030, a Ecolab pretende ajudar seus clientes a economizarem 1 bilhão de litros de água por ano, o equivalente às necessidades anuais de água potável de 1 bilhão de pessoas.
- A companhia juntou-se à DuPont, Gap Inc., Reckitt, Starbucks e à International Development Finance Corporation dos EUA para disponibilizar US$ 140 milhões para o Fundo Global IV de Acesso da Water Equity para ajudar a melhorar o acesso à água, saneamento e higiene para cinco milhões de pessoas em regiões com escassez de água, como a América Latina, África e Sul e Sudeste da Ásia.
- A Ecolab lançou o programa Water for Climate para ajudar as empresas a combaterem os impactos crescentes da crise energética, da mudança climática e da escassez de água. O programa foi idealizado para enfrentar esses desafios, fornecendo soluções integradas, como auditoria, consultoria, engenharia, produtos químicos avançados e tecnologias digitais que ajudam na redução, reutilização e reciclagem de água em uma empresa.
- A empresa fez parceria com a Siemens para lançar o Climate Intelligence powered by ECOLAB3D™, uma solução que permite aos clientes modelarem diferentes cenários em seus sistemas de água e energia para identificar oportunidades de redução de consumo de água e energia, bem como de emissões de gases de efeito estufa.
- A companhia apresentou o Ecolab Global Intelligence Center, uma rede internacional de instalações de inteligência, especializadas em análises remotas de dados de produtos químicos e tecnologias conectadas, incluindo soluções baseadas na plataforma ECOLAB3D, como o Water Flow Intelligence, Water Quality Intelligence e OMNI™.
- A Ecolab celebrou as novas certificações no padrão internacional AWS (Alliance for Water Stewardship) em suas plantas na China, México, Brasil (fábricas de Barueri e Suzano) e Estados Unidos. As certificações reconhecem programas que melhoram a eficiência das operações, reduzem águas residuais e mitigam os riscos hídricos, ajudando a proporcionar um futuro com mais segurança no fornecimento de água para as comunidades locais.
- A empresa copresidiu o CEO Water Mandate da ONU e ofereceu apoio como um dos sete cofundadores da Water Resilience Coalition, para elevar o estresse hídrico global para o topo da agenda corporativa.
- A Ecolab foi reconhecida por sua liderança em sustentabilidade, clima e água como parte das 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela Corporate Knights’ 100 Most Sustainable Corporations in the World, os índices CDP e Dow Jones Sustainability™ Indices, e pela avaliação de net zero As You Sow’s, entre outros.
- A companhia continua a oferecer Smart Water Navigator gratuitamente para qualquer empresa que queira entender o valor da água em suas operações e tomar medidas para atingir suas metas corporativas de água.
Acelerar a mudança por meio do poder da água é fundamental para o propósito da Ecolab em melhorar a saúde das pessoas, do planeta e dos negócios em todo o mundo. A empresa compartilha sua experiência sobre o uso inteligente da água com os clientes para ajudá-los a reduzir, reutilizar e reciclar esse importante recurso natural em suas operações. Além de apoiar o uso eficaz da água, as soluções da Ecolab ajudam os clientes a usarem a energia com mais eficiência, reduzirem o desperdício e as emissões de gases de efeito estufa para promover um futuro mais sustentável.
Para saber mais sobre como a Ecolab trabalha com seus clientes, ajudando-os a resolver os problemas mais complexos de um mundo em constante mudança, visite o site.