Portocel conclui primeiro embarque de celulose solúvel
Foram ao todo 16 mil toneladas da matéria-prima da LD Celulose no navio da Cosco Shipping, com destino aos portos da Indonésia e China
Na última semana, o Portocel, porto da Suzano e da Cenibra, localizado em Aracruz (ES), realizou o primeiro embarque de celulose solúvel produzida pela LD Celulose. Foram ao todo 16 mil toneladas da matéria-prima no navio da Cosco Shipping, com destino aos portos da Indonésia e China.
A LD é uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex. Recentemente, a companhia iniciou as operações de uma nova fábrica no Triângulo Mineiro (MG), com investimento industrial de US$ 1,38 bilhão, incluindo a infraestrutura e os tributos incidentes. Com a nova unidade, a empresa alcançará uma produção anual de 500 mil toneladas de celulose solúvel, quando estiver em plena capacidade.
O terminal, construído para exportar a celulose produzida por Aracruz Celulose (hoje Suzano) e Cenibra, está abrindo espaço para carga de terceiros. Diante do sério gargalo logístico enfrentado pelo estado e pelo país, os donos do terminal pretendem ampliar a carteira de clientes.
Para receber essa nova carga, o Portocel destinou R$ 38 milhões à ampliação do ramal ferroviário e na construção de uma cobertura sobre parte dos trilhos.