Portocel inicia operação com caminhão autônomo para transporte de celulose
Terminal no Espírito Santo se torna o primeiro do Brasil a incorporar veículo autônomo na logística portuária

Os veículos autônomos vêm ganhando espaço em diversas operações logísticas, e a Portocel, localizada em Aracruz (ES), passa a ser pioneira no Brasil ao integrar um caminhão autônomo à sua operação portuária. Após mais de um ano de testes, o veículo recebeu homologação para operar nas vias internas do terminal, transportando celulose.
A iniciativa faz parte de um projeto iniciado em 2019, desenvolvido em parceria com a Lume Robotics, especializada em mobilidade autônoma, e a VIX Logística, do Grupo Águia Branca. Atualmente, um caminhão já opera de forma autônoma, enquanto um segundo veículo passa por fase de testes assistidos.
“Incluir o veículo autônomo na operação do porto reafirma a nossa estratégia focada na excelência operacional. Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução que é pioneira no setor portuário, aliando inovação e excelência operacional para elevar os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel.
TECNOLOGIA E AVANÇOS PARA O SETOR
O diretor executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, destaca que essa inovação representa um avanço na tecnologia de veículos autônomos. “A inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul”, afirma. Segundo ele, o desenvolvimento posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia, projetada para movimentar US$ 7 trilhões até 2050, de acordo com a Strategy Analytics.
Para Elias Alves, diretor da VIX Logística, a adoção da tecnologia autônoma deve se consolidar ainda mais nos próximos anos. “É uma tendência que vem crescendo ano a ano em diferentes segmentos de negócios. O projeto desenvolvido em parceria com a Portocel demonstra a viabilidade da solução, que é um marco para o setor portuário, principalmente no segmento de celulose”, destaca.
SEGURANÇA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL
O caminhão autônomo da Portocel conta com inteligência artificial, câmeras e sensores que permitem a condução totalmente automatizada. O sistema é capaz de detectar e reagir rapidamente a obstáculos, com um tempo de resposta de um décimo de segundo, superando a capacidade humana em situações emergenciais.
Durante a fase de testes, que durou 12 meses, o veículo percorreu quase 4.500 km e acumulou mais de 400 horas de movimentação assistida, garantindo a validação dos parâmetros de segurança e eficiência. Testes operacionais foram realizados em diferentes cenários, incluindo deslocamentos com carga.
A implementação dessa tecnologia aponta a Portocel como referência em inovação no setor portuário. A iniciativa demonstra como a automação pode impulsionar a logística da celulose, ampliando a eficiência e segurança das operações no terminal.