Celulose no BrasilNotícias

Portocel realiza primeiro embarque de celulose solúvel

Foram embarcadas 3,9 mil toneladas da matéria-prima produzida pela LD Celulose, joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex

O Portocel, porto da Suzano e da Cenibra, localizado em Barra do Riacho, Aracruz (ES), realizou seu primeiro embarque de celulose solúvel, um importante passo rumo à ampliação do negócio. Foram embarcadas 3,9 mil toneladas da matéria-prima produzida pela LD Celulose – fábrica de R$ 5 bilhões recentemente inaugurada em Indianápolis, no Triângulo Mineiro.

A LD é uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex. O material embarcado no terminal capixaba veio pela Ferrovia Vitória-Minas, em 62 vagões, e será enviado às unidades do grupo europeu, que fornece fibras celulósicas a fabricantes globais de têxteis e não-tecidos. Para receber essa nova carga, o Portocel destinou R$ 38 milhões à ampliação do ramal ferroviário e na construção de uma cobertura sobre parte dos trilhos.

“A parceria com a LD Celulose está em linha com a nossa estratégia de atrair novos clientes e serviços e fortalecer nosso posicionamento como opção logística diferenciada”, disse Alexandre Mori, executivo de Operações de Portocel.

O embarque marca o início da parceria entre a LD Celulose e o Portocel, que deverá exportar toda a produção da companhia, de cerca de 500 mil toneladas por ano, quando estiver em plena capacidade.

O terminal, construído para exportar a celulose produzida por Aracruz Celulose (hoje Suzano) e Cenibra, está abrindo espaço para carga de terceiros. Diante do sério gargalo logístico enfrentado pelo estado e pelo país, os donos do terminal pretendem ampliar a carteira de clientes.

Fonte
A Gazeta
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo