Celulose no mundoNotícias

Presidente da Fiems aborda avanço industrial na Expo Paraguai-Brasil

O Paraguai tem se aproximado da indústria brasileira, principalmente em Mato Grosso do Sul, em razão de sua nova fábrica de celulose

Na semana passada, durante a 14ª edição da Expo Paraguai-Brasil, realizada no Centro de Convenções do Conmebol em Assunção (Paraguai), Sérgio Longen, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), ministrou uma palestra em que apresentou o panorama industrial do estado e as demandas do setor, com o objetivo de melhorar os negócios entre Brasil e Paraguai.

Mediado pelo diretor da Câmara de Comércio Paraguai Brasil, Rubén Jacks, o debate intitulado “Oportunidade de negócios entre as indústrias de Mato Grosso do Sul e Paraguai em um contexto empresarial e governamental” também contou com a participação de Lorena Méndez, vice-ministra da Indústria e Comércio do Paraguai e Enrique Duarte, presidente da União Industrial Paraguaia.

Segundo Longen, o Paraguai busca inspiração no Brasil, baseando-se em ações que deram certo. “No caso, hoje, o Paraguai se espelha muito no avanço do setor industrial de Mato Grosso do Sul. Então, eles querem exatamente conhecer um pouco o que foi feito lá para tentar repetir aqui e ver se conseguem impulsionar a indústria nacional do Paraguai”, afirmou o executivo.

Nesse contexto, a Fiems considera que tem o papel importante de alinhar o setor ao governo do país vizinho. “Temos uma tratativa muito forte já com o governo paraguaio de transferência de conhecimento de Senai e de Sesi, como já fizemos no passado com a África, por exemplo. Entendemos que é uma boa oportunidade para essas instituições terem um parceiro aliado às empresas como o Paraguai”, ressaltou Longen.

Segundo a Federação, as possibilidades de parcerias vão ao encontro do que é planejado pelo governo paraguaio. “Vemos uma oportunidade muito importante para nosso país e, certamente, para a juventude que temos em ambas as nações no sentido de qualificar e empregar mão de obra”, afirmou a vice-ministra Méndez.

DEBATE

Ainda durante o debate, Longen apresentou pedidos do setor em relação à redução de taxas e demais regulamentações necessárias para desburocratizar as relações comerciais entre Brasil e Paraguai. De acordo com Méndez, as demandas serão consideradas para aperfeiçoar as relações.

Duarte, por sua vez, destacou oportunidades de negócios também no setor florestal, na fabricação de produtos químicos e farmacêuticos. “Podemos trabalhar em parceria para o desenvolvimento da indústria dos dois países”, afirmou o executivo.

Realizada nos dias 21 e 22 de setembro de 2023, atualmente, a Expo Paraguai-Brasil é a maior feira de negócios entre as nações. Por meio do Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul (CIN-MS), o estado brasileiro participou do evento com uma delegação composta por cerca de 30 empresários.

Nesse contexto, recentemente, autoridades paraguaias visitaram indústrias de celulose no Brasil. Na ocasião, vereadores da Câmara Municipal de Concepción estiveram em Três Lagoas (MS) para uma visita técnica, com o objetivo de verificar os impactos da industrialização do município. O município de Concepción está se preparando para receber a primeira fábrica de celulose da Paracel no Paraguai, a primeira do país.

Fonte
Fiems
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo