Celulose no BrasilNotícias

Programa Cidade Empreendedora ganha nova edição para preparar Inocência para receber a Arauco

Em parceria com o Sebrae/MS, segunda fase do Projeto traz novo pacote de soluções voltado para promover a competitividade e dinamizar a economia

As ações realizadas por meio do programa Cidade Empreendedora em Inocência (MS) – desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS), em parceria com a Prefeitura Municipal – ganharam, em 2023, um novo pacote de soluções, com ferramentas voltadas para promover a competitividade e dinamizar a economia do município.

A parceria foi assinada por Toninho da Cofapi, prefeito de Inocência, em uma cerimônia realizada na sede do Sebrae/Ms, em Campo Grande. Este novo período de execução do Cidade Empreendedora em Inocência integra o ciclo Expansão do programa e receberá acompanhamento até 2024.

O evento contou com a presença de autoridades políticas, além de representantes de outras prefeituras municipais que também aderiram à iniciativa e autoridades vinculadas ao setor produtivo do Estado.

De acordo com o prefeito da cidade, aderir à nova etapa do programa dará continuidade na atuação conjunta em prol do desenvolvimento local. “Nossos empresários precisam se unir para aproveitar o crescimento que teremos em Inocência. Com a chegada de muitas empresas de fora, não podemos deixar de lado aqueles que estão há anos lutando e trabalhando com a comunidade local. Com o apoio do Sebrae, vamos envolver mais empresários e fornecer orientações sobre o aprimoramento e expansão de seus negócios, a fim de atender à demanda de uma população que certamente triplicará”, declarou Toninho.

Para Marcelo Bertoni, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, o trabalho desenvolvido pelo Cidade Empreendedora é capaz de promover mudanças positivas para os municípios que aderem à iniciativa, impactando, principalmente na vida de empreendedores.

“O programa chega na cidade e identifica quais são as oportunidades e áreas de atuação, de modo que possa atender às necessidades e melhorar a realidade das pessoas. Essa transformação é evidenciada quando a gente percebe o avanço das pequenas empresas, incluindo, os pequenos produtores que recebem consultoria para que possam fornecer alimentos para a merenda escolar. Então, é um trabalho junto com o poder público em prol do desenvolvimento”, destacou Bertoni.

Para Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, durante essa etapa do Cidade Empreendedora, a cidade de Inocência recebe novas ferramentas para auxiliar o poder público e incluir os pequenos negócios no processo de desenvolvimento. “Neste novo ciclo, iremos intensificar a atuação conjunta para fortalecer os empresários locais e a gestão pública e, com isso, apoiarmos o desenvolvimento sustentável da cidade como um todo. Vamos trazer soluções para trabalhar outros aspectos do município, como o aumento da visibilidade e o fortalecimento das cadeias produtivas. Dessa forma, esperamos trazer mais oportunidades para a população e possibilidades de crescimento para os pequenos negócios”, relatou Mendonça.

NOVO CICLO DO PROGRAMA

Em seu novo ciclo, a atuação do programa em Inocência será focada em dois eixos principais: Cidade Mais Competitiva e Cidade em Expansão.  Promover Inocência, destacando as potencialidades do município e as oportunidades de investimento de modo a reforçar e consolidar a imagem da cidade para o público externo, é o foco da vertente Cidade mais Competitiva que irá realizar várias iniciativas com esse propósito. O trabalho trará o aperfeiçoamento das ações feitas pela administração municipal, melhoria das políticas públicas e a integração dos representantes do setor produtivo e lideranças locais para atuarem em conjunto.

Já no que diz respeito à Cidade em Expansão, serão desenvolvidas ações para maximizar as oportunidades geradas pela chegada e instalação de um grande empreendimento na região. Além de ser desenvolvido um trabalho para conectar a empresa âncora com as pequenas empresas locais, de modo para gerar novas oportunidades de negócio e fortalecer as cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.

Além de Inocência, outros 18 municípios renovaram a parceria com o Sebrae e passaram a integrar o ciclo Expansão do Cidade Empreendedora e outros sete aderiram à iniciativa para o início do trabalho e compõem o ciclo 2023/2024.

RESULTADOS POSITIVOS

O programa Cidade Empreendedora – realizado em Inocência desde 2021 – trouxe resultados importantes para o município nos dois últimos anos, como o fomento do empreendedorismo nas escolas e o fortalecimento do comércio local.

Segundo dados emitidos pela Receita Federal mostram que houve uma redução de 50% no número de fechamento de empresas durante a execução do programa, se comparado ao período anterior. Além disso, também houve um aumento de 32% na formalização de microempreendedores individuais.

O apoio ao pequeno empreendedor para possibilitar o crescimento dos negócios é uma das principais vertentes do Cidade Empreendedora. Além disso, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Fonte
Sebrae A Crítica de Campo Grande
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo