Celulose no BrasilNotícias

Projeto Cerrado: Ribas do Rio Pardo estuda expansão do sistema de saneamento

As obras da nova fábrica da Suzano devem gerar 10 mil empregos diretos e provocar crescimento populacional na cidade

O Projeto Cerrado segue a todo vapor, rigorosamente dentro do cronograma. A nova fábrica em Ribas do Rio Pardo (MS) recebe o maior investimento privado em execução no mundo, e um dos maiores do país, somando R$ 19,3 bilhões e gerando 10 mil empregos diretos. A obra da fábrica começou em maio de 2021, vai ter sua principal fase neste semestre e deve ser concluída no final de 2024.

Nesse sentido, a Sanesul já concluiu o estudo de concepção do projeto que pretende ampliar o sistema de esgoto da cidade, a fim de atender a crescente demanda do serviço com o crescimento populacional.

A equipe técnica de projetos da companhia de saneamento fez um levantamento completo das principais unidades que deverão compor o projeto de expansão, necessárias para que toda a estrutura que está se estabelecendo na cidade seja contemplada.

Esse estudo foi apresentado ao prefeito João Alfredo Danieze e agora segue para o próximo passo que são os estudos complementares, como topografia e identificação das áreas de melhor viabilidade técnica, a serem realizados em conjunto com a Ambiental MS Pantanal.

PLANO DE EXPANSÃO

Ribas do Rio Pardo possui 90% de cobertura de rede de esgoto, ainda sem disponibilizar da universalização do serviço – meta estabelecida pelo governo do estado e a Sanesul.

Contudo, com o Projeto Cerrado, a empresa de saneamento está se antecipando e projetando novas obras para atender a distribuição de água tratada, e a coleta e o tratamento do esgoto, que deverão aumentar consideravelmente, demandando uma expansão considerável na infraestrutura local.

A diretoria da Sanesul ressaltou que a empresa está preparada para atender de forma uniforme esse crescimento e levar os seus serviços aos cidadãos de toda a região, sendo essa a sua missão institucional.

REUNIÃO COM O GOVERNADOR

No mês de fevereiro, o governador do estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, deve conhecer de perto o empreendimento, acompanhado de secretários das pastas envolvidas, para realizar uma reunião ampliada. Riedel explicou a necessidade de criar as estruturas para atender ao crescimento da cidade, que deve saltar de 24 mil para 34 mil habitantes.

“O Governo está ratificando os seus compromissos com o desenvolvimento de Ribas e criando uma estrutura para facilitar o empreendimento como um todo, que hoje conta com 7 mil colaboradores. Em junho deste ano, serão 10 mil colaboradores. Vamos estar juntos com o prefeito João Alfredo, com toda a comunidade de Ribas, para fazer uma reunião em fevereiro com os secretários que têm a responsabilidade da contrapartida do Estado com a Suzano”, afirmou o governador, via assessoria.

“É a maior fábrica de celulose sendo construída no mundo hoje e com grandes impactos agora, no curto prazo. Entramos numa fase chamada crítica em função do volume de pessoas que vão a Ribas do Rio Pardo. E o governador entendeu que o ideal seria fazer essa reunião naquele município para que os secretários tenham a dimensão do projeto. Ribas vai ter um dos maiores crescimentos da população e vamos ter também um aumento da base florestal. Só neste ano, a Suzano plantará 87 mil hectares de eucalipto. Mato Grosso do Sul tem, só com essa unidade, previsão de crescimento de 5% do PIB”, indicou o secretário Jaime Verruck.

Segundo o diretor-executivo de Relações Cooperativas da Suzano, Luís Bueno, a inauguração da unidade está prevista já para o próximo ano. “Viemos passar o status de como está isso e todos os investimentos da Suzano e também as contrapartidas do Estado, que vão acontecer e virão em benefício de toda a sociedade de Mato Grosso do Sul”, disse o executivo.

Fonte
Enfoque MSCanal do Boi
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo