Celulose no BrasilNotícias

Projeto Cidade Empreendedora prepara moradores de Inocência para receber a chilena Arauco

A iniciativa do Sebrae busca preparar a cidade com várias ações de capacitação para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar

A Arauco, produtora chilena de celulose, anunciou um investimento de R$ 15 bilhões na cidade de Inocência (MS), o que gerou uma transformação na cidade de 8 mil habitantes. Nesse contexto, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está realizando o projeto Cidade Empreendedora, que busca preparar a cidade com várias ações de capacitação para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar.

A iniciativa inclui diversas ações, como palestras e sessões de negócios que possibilitam a conexão entre as empresas âncoras da região com possíveis fornecedores locais. De acordo com o Sebrae, foram realizados 239 atendimentos no projeto Cidade Empreendedora, sendo 129 CNPJ’s diferentes, além de 101 potenciais empreendedores.

O projeto surge como uma alternativa para auxiliar os pequenos empreendedores para que pudessem tirar todas as dúvidas a respeito de como se regularizar para entregar produtos ou prestarem serviços às grandes empresas.

Segundo o prefeito da cidade, Antônio Ângelo, a fábrica era tudo o que a população sonhava. Ele conta que desde 2011 estava tentando levar a fábrica para Inocência, contando com o auxílio da então secretária de agricultura do Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina. O prefeito também comenta que a pequena cidade está mudando: o movimento aumentou, o comércio está vendendo mais e quase todas as casas da cidade já foram alugadas. 

Conforme Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a principal mudança que ocorrerá na cidade e no entorno é a expansão da área de floresta plantada. Hoje, existem 45 mil hectares de floresta, mas o projeto da Arauco prevê uma necessidade de 340 mil hectares para suprir a demanda da fábrica. Jaime diz que o plano de expansão dessa base florestal já começou a ser notada por lá.

Verruck aponta ainda que o impacto em Inocência será bem maior do que foi quando a Suzano se instalou em Ribas do Rio Pardo. “Ribas é uma cidade de 24 mil habitantes, Inocência tem 8 mil, sem nenhuma tradição florestal, nem tradição industrial. Então, o impacto obviamente vai ser muito maior, tanto com o fluxo de pessoas que vão para o município, como da necessidade de preparar o município”, finaliza.

Fonte
Correio do Estado
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo