No início de fevereiro, a Bracell realizou um evento que reuniu cerca de 200 mulheres empreendedoras selecionadas para participarem do Projeto Dona Della. A partir deste mês, essas empreendedoras iniciarão uma jornada de aprendizado passando por capacitações e formando uma rede colaborativa local de mulheres, focada no fortalecimento de competências empreendedoras e socioemocionais. A ação é uma iniciativa da Bracell, por meio do Bracell Social, com a realização da Rede Mulher Empreendedora e apoio das Prefeituras dos municípios de Bauru, Agudos, Avaí, Presidente Alves e Borebi.
Além de colaborar para o empoderamento feminino, o projeto contribui para a expansão e desenvolvimento de empreendimentos liderados por mulheres. Assim, o Dona Della reforça a potência do trabalho feminino nos municípios impactados pelo projeto. Na programação de lançamento, as empreendedoras tiveram a oportunidade de participar do painel sobre a importância do empreendedorismo feminino e também conheceram um dos cases de sucesso do Dona Della: a empreendedora Raquel Correa, uma das ganhadoras da primeira edição do projeto realizado em 2021, em Lençóis Paulista.
O Dona Della inicia em fevereiro com previsão de término em junho de 2024. A fase final do programa prevê mentorias individuais com foco no desenvolvimento e crescimento de negócios e incentivos com capital semente.
Para Mouana Sioufi, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, o projeto abre diversas oportunidades. “Ficamos muito felizes em ver tantas mulheres empreendedoras e que acreditam no seu negócio e em seu potencial de crescimento. A companhia tem como compromisso contribuir para a transformação da vida das pessoas por meio de ações e projetos realizados junto as comunidades onde atua. O Dona Della é mais uma ferramenta que dará acesso a conhecimento e networking”, destacou.
Uma das empreendedoras selecionadas foi Paula Falcão Rosa de Almeida, 25 anos, residente em Bauru e, que foi ao evento acompanhada da filha, de 5 meses. Além da pequena Helena, ela também tem outro filho de três anos e viu no projeto a chance de ampliar seu negócio. “Trabalho com papelaria personalizada há três anos, faço tudo na minha casa mesmo. Estou otimista com o Dona Della. Tenho a filha de cinco meses que, em alguns momentos talvez tenha que me acompanhar. Quero aprender a organizar e divulgar melhor meu negócio e, sei que a chance é agora e estou disposta a enfrentar, aprender e crescer.”, ressaltou.
Na cerimônia de lançamento estavam presentes os prefeitos dos municípios contemplados, secretários municipais, representantes da Bracell e RME.