O projeto Planos da Mata, realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com a Suzano, tem o objetivo de trazer a Lei da Mata Atlântica para a gestão local, fortalecendo a governança dos municípios e aliando conservação ambiental ao desenvolvimento econômico e social. Lançado em 2021, o projeto promove atividades de capacitação, consulta pública e elaboração dos planos acontecem em parceria também com organizações locais.
Nesse sentido, seis municípios que participam da iniciativa tiveram seus Planos Municipais da Mata Atlântica (PMMAs) aprovados em seus respectivos Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Guararema, Jambeiro, Jacareí, Pilar do Sul, Salesópolis e Paraibuna integram os 33 municípios em quatro Estados do bioma que fazem parte da iniciativa.
“Nós plantamos, digamos assim, uma semente para que a Lei da Mata Atlântica traga alternativas de sustentabilidade, segurança hídrica e, principalmente, engajamento da sociedade na proteção desse bioma que é a nossa casa”, declarou Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica. “Implementar o PMMA é fazer o planejamento daquilo que nós queremos para a nossa casa – estabelecer quais são as áreas prioritárias para a conservação da floresta, para restauração e uso sustentável do bioma. Então esse projeto é muito importante, no sentido de trazer, nesse momento de emergência climática e na Década da Restauração de Ecossistemas, ações efetivas de conservação e restauração da Mata Atlântica”, completou a diretora.
Na visão de Marcelo Pereira, gerente de Meio Ambiente Florestal da Suzano, a aprovação dos primeiros PMMAs representa um grande passo em direção à conservação e recuperação desse importante bioma para o Brasil e para o mundo. “A Suzano acredita que é possível unir desenvolvimento socioeconômico e conservação da nossa biodiversidade, e a aprovação desses planos vem ao encontro dos ideais que a empresa defende e com os quais está comprometida. Os PMMAs são uma das principais estratégias para a promoção da recuperação e preservação da Mata Atlântica, um dos mais diversos e importantes biomas de todo o mundo. Além disso, eles estão alinhados a compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o de recuperar cerca de 12 milhões de hectares de suas florestas do território nacional, em decorrência do Acordo de Paris”, ressaltou Pereira.
SOBRE O PLANOS DA MATA
Ao todo, o projeto Planos da Mata apoia a criação e implantação de PMMAs em 33 municípios de quatro estados (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo), visando assegurar a manutenção da biodiversidade e recursos naturais nos territórios locais. O projeto conta ainda com a parceria de 14 Organizações da Sociedade Civil que atuam nessas regiões e estão sendo capacitadas para elaborar e monitorar a implementação dos planos.
Para saber mais sobre o projeto acesse: https://pmma.etc.br/planos-da-mata/.