Projeto Sucuriú da Arauco recebe Licença de Instalação
Licença marcou importante avanço para a nova fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul, com investimento previsto de R$ 15 bilhões
A Arauco comemorou um importante avanço com a obtenção da Licença de Instalação (LI) para o Projeto Sucuriú, sua primeira fábrica de celulose branqueada no Brasil. Concedida pelo Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) na última sexta-feira, 10 de maio, a LI abriu caminho para o início das atividades.
“A obtenção da Licença de Instalação é um marco fundamental para o Projeto Sucuriú, já que nos permite avançar às próximas etapas determinantes para iniciarmos a construção da planta”, destacou Carlos Altimiras, CEO da Arauco no Brasil. Ele enfatizou o compromisso com o crescimento sustentável e o impacto positivo na comunidade local.
O prefeito de Inocência, Antônio Angelo, expressou sua satisfação com a licença, considerando-a um marco histórico para a cidade: “É a realização de um grande sonho, de transformar a nossa ‘princesinha’ do leste em uma grande rainha. A Arauco tem se demonstrado sempre preocupada com a nossa população, com todos os moradores, tendo um relacionamento muito próximo e isso, com certeza, faz a diferença. Nosso futuro agora será brilhante”.
Localizado a 50 km do centro urbano de Inocência, o Projeto Sucuriú representou um investimento industrial significativo, com um aporte previsto de aproximadamente R$ 15 bilhões.
“A instalação da Arauco em Mato Grosso do Sul é uma transformação, do ponto de vista socioeconômico e estrutural, para atender todo esse crescimento. Sem começar a construção da fábrica, a atividade econômica já tem mais de mil funcionários na região. E com o início [da terraplanagem] a partir de julho, e com o cronograma das obras, eu não tenho dúvidas que nos próximos quatro anos, quando está prevista para iniciar a atividade industrial, haverá grandes oportunidades. A gente celebra o dia de hoje entregando a licença de instalação, que é um marco importante nesse processo de crescimento”, celebrou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
Além disso, a Arauco é reconhecida como a primeira empresa florestal do mundo a obter a certificação de carbono neutro, com um forte compromisso com a sustentabilidade.
“É uma das indústrias [de celulose] mais limpas do planeta, tem a capacidade de fixar carbono e gerar um balanço positivo”, ressaltou Riedel.
Com a emissão da Licença de Operação prevista para 2028, a Arauco iniciou uma jornada que promete não apenas contribuir para a economia local, mas também estabelecer novos padrões de sustentabilidade na indústria de celulose.