Celulose no BrasilNotícias

Puxado pela venda de celulose, Brasil bate recorde de exportação por via marítima

No total, o país exportou mais de 164 milhões de toneladas de produtos em geral no primeiro trimestre

No primeiro trimestre de 2023, as exportações por via marítima do Brasil bateram recorde mundial com 164,1 milhões de toneladas de produtos enviados para fora do país, o que representa um crescimento de 7,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com levantamento realizado pela ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e disponibilizado no DATaPort – banco de dados do setor a partir de informações oficiais – o valor acumulado corresponde a US$ 67,2 bilhões, um aumento de 4,7% na mesma comparação.

Ainda segundo o DATaPort, com base em informações do Portal do Comércio Exterior do Brasil, China, Estados Unidos, Malásia, Holanda e Japão lideraram o ranking dos maiores destinos das exportações brasileiras.

O aumento das exportações teve a contribuição do desempenho da celulose, que depois de destacar o Brasil como o maior exportador da mercadoria em 2022, mantém sua sequência de recordes.

No primeiro trimestre deste ano, a celulose atingiu sua maior quantidade exportada na história, em comparação com o mesmo período de anos anteriores. No total,  5 milhões de toneladas já foram exportadas, o que representa uma alta de 17,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Suzano, maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, contribuiu para o protagonismo brasileiro no comércio de papel e celulose. Em acordo com a Cosco – uma das maiores empresas de navegação do mundo – a companhia anunciou, recentemente, a construção de cinco navios para transporte de celulose e futuras colaborações com a própria Cosco e com a China Paper Company, grandes players do mercado chinês, principal parceiro do Brasil no comércio de celulose.

Fonte
Associação de Terminais Portuários Privados Veja
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo