Celulose no mundoNotícias

Resolute estuda uso de filamentos de celulose em embalagens

O produto piloto desenvolvido pela companhia tem potencial para substituir os filmes plásticos transparentes usados em várias aplicações

À medida que a nova planta de filamentos de celulose da Resolute se aproxima da conclusão, na fábrica de papel Kénogami, em Saguenay, na província canadense de Quebec, a empresa está se concentrando em trazer volumes comerciais desse biomaterial inovador para o mercado.

Trabalhando em estreita colaboração com os parceiros Performance BioFilaments e FPInnovations, e com o apoio contínuo do Programa de Inovação em Madeira do Ministério de Recursos Naturais e Florestas de Quebec, a Resolute está trabalhando para comercializar um filme translúcido feito de filamentos de celulose (CF, na sigla em inglês).

Este produto pode potencialmente substituir os filmes plásticos transparentes usados ​​em várias aplicações diárias, principalmente em embalagens de alimentos frescos. Por exemplo, a janela de plástico em um típico saco de pão premium pode ser substituída pelo novo filme à base de filamento de celulose, representando uma embalagem 100% de origem biológica.

Essa solução poderia ser facilmente descartada em um sistema de coleta de reciclagem de fluxo único ou em uma infraestrutura municipal de compostagem. Assim, a solução oferece uma alternativa sustentável aos plásticos de uso único em uma variedade de aplicações.

Para uma indústria que normalmente produz papel opaco para impressão, o desenvolvimento de um produto transparente não é um desafio pequeno. Com a ajuda de seus parceiros, a empresa produziu com sucesso algumas unidades do produto piloto à base de filamentos de celulose. Os rolos produzidos durante vários testes foram usados ​​com sucesso na conversão para sacolas comerciais com clientes em potencial.

“O filme translúcido de base biológica é outro exemplo do que nossa plataforma de produtos de filamentos de celulose pode levar. Melhorar o perfil de sustentabilidade dos produtos de embalagem é um desafio empolgante e acreditamos que podemos fazer parte da solução”, afirmou Alain Bourdages, vice-presidente de Inovação e Energia da Resolute.

Fonte
Resolute
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo