FlorestasNotícias

RPPN Estação Veracel celebra 26 anos de conservação e pesquisa na Mata Atlântica

Maior RPPN do Nordeste promove preservação da biodiversidade com mais de 6 mil hectares de floresta, abrigo para espécies ameaçadas e iniciativas de educação ambiental e pesquisa reconhecidas internacionalmente

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel comemorou na última terça-feira, 5, o seu 26º aniversário, reafirmando sua importância para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica. Desde seu reconhecimento em 1998, a maior RPPN de Mata Atlântica do Nordeste tem sido um exemplo de conservação ambiental da iniciativa privada com pesquisas, monitoramentos, educação ambiental e proteção da biodiversidade na região conhecida como a Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia.

Com mais de 6 mil hectares de floresta preservada, a Estação Veracel é um refúgio para espécies de fauna e flora. “Ao longo desses 26 anos, a Estação Veracel tem sido fundamental para conservação da Mata Atlântica, além de importante fonte para a geração de conhecimento sobre a biodiversidade brasileira, contribuindo com pesquisas, tanto no ramo científico quanto acadêmico, que serão fundamentais para continuarmos entendendo mais sobre a reserva e buscando novas formas de protegê-la”, destacou Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente da Veracel Celulose.

UM REFÚGIO PARA ESPÉCIES RARAS E AMEAÇADAS

A Estação Veracel registrou, desde 2019, quase 300 espécies de aves e mamíferos, incluindo algumas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Na reserva também foi registrada a onça onça-pintada (Panthera onca), após 20 anos sem registros da espécie no Sul da Bahia, além de ser abrigo para espécies emblemáticas de aves, como o gavião real ou harpia (Harpia harpyja), ameaçada de extinção e o crejoá (Cotinga maculata), espécie que virou símbolo da reserva ao longo de sua história.

Com uma flora igualmente rica, é reconhecida como uma das 20 áreas de maior diversidade de árvores no mundo. Este patrimônio natural promove uma série de serviços ecossistêmicos, como a regulação do clima, manutenção da água e de polinizadores essenciais para as comunidades agroflorestais vizinhas.

AÇÕES DE PRESERVAÇÃO E RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A Estação Veracel foi reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural e é considerada uma área de importância global para a conservação de aves pela BirdLife International, e recentemente inaugurou um observatório de aves, que atua na educação ambiental e em pesquisas de longo prazo.

A área também protege 115 nascentes, incluindo rios históricos, como o Mutari, relatado como ponto de abastecimento da frota de Pedro Álvares Cabral, e o Rio dos Mangues, que abastece Porto Seguro (BA), assegurando assim a preservação de recursos hídricos vitais para a região.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIÊNCIA A CÉU ABERTO

Como um laboratório natural, a Estação Veracel incentiva a educação ambiental e a pesquisa científica, promovendo maior conscientização e conexão das comunidades com a natureza. Já foram realizados cerca de 230 estudos científicos no local, muitos com repercussão em publicações internacionais. A Estação atrai observadores de aves de todo o mundo, estimulando o turismo sustentável e contribuindo para a ciência cidadã. No local, os visitantes registram e compartilham suas observações, ajudando a enriquecer os dados sobre a biodiversidade local.

Com 26 anos de dedicação à conservação, a Estação Veracel permanece como uma referência na conservação da Mata Atlântica e no compromisso com um futuro sustentável para as próximas gerações.

Para saber mais sobre a RPPN Estação Veracel, clique aqui.

Fonte
Veracel
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo