SCA investe SEK 1,45 bilhão em nova fábrica de polpa química-termomecânica
A empresa vai ampliar sua capacidade para 300 mil toneladas por ano na planta que foi comissionada no final de 2022
A SCA está realizando um grande investimento em CTMP (polpa química-termomecânica), triplicando a sua capacidade de 100 mil toneladas por ano para 300 mil toneladas anuais. A companhia investiu 1,45 bilhão de coroas suecas em uma nova fábrica para a fabricação desse tipo de matéria-prima, planta que foi comissionada no final de 2022.
A CTMP é uma celulose volumosa e adaptada que pode ser usada para tudo, desde papelão até rolo de cozinha. O papelão é a aplicação mais comum, incluindo embalagens de eletrônicos e caixas de suco.
“A CTMP é usada como camada intermediária em embalagens cartonadas para melhorar a rigidez e a espessura. Essa camada garante que as caixas de suco não amassem quando você as pega, por exemplo”, explicou Kristina Enander, diretora da SCA Pulp.
Segundo a executiva, a demanda por CTMP vem aumentando globalmente e há várias razões para isso. “Em primeiro lugar, a CTMP é uma alternativa econômica; também oferece vantagens de qualidade. Além disso, a sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante para os consumidores, por isso o interesse em produtos inteligentes para o clima está crescendo”, apontou Enander.
A nova instalação foi construída no local industrial de Ortviken em Sundsvália, na Suécia. Anteriormente, a SCA tinha sua produção de CTMP em sua fábrica de celulose Östrand em Timrå, mas essas operações serão encerradas quando a nova fábrica estiver totalmente em operação. “Planejamos nos concentrar inteiramente na produção de celulose kraft em Östrand, que também é um importante substituto do plástico, principalmente para embalagens”, afirmou a diretora.