A Stora Enso anunciou que está testando um novo serviço de biodiversidade para proprietários florestais na Finlândia, onde eles receberão um prêmio de biodiversidade por ações que ajudam a aumentar a biodiversidade em suas florestas. O serviço faz parte do programa de ação de biodiversidade da Stora Enso no país e apoia a ambição da empresa de desenvolver operações continuamente e encontrar novas maneiras de proteger a biodiversidade nas florestas.
Com o novo serviço, a Stora Enso incentiva os proprietários florestais a cuidar da biodiversidade em suas florestas. A certificação PEFC forma o nível mínimo para o manejo florestal e as operações de colheita da Stora Enso, e o prêmio de biodiversidade é baseado na decisão do proprietário florestal de deixar mais árvores de retenção e tocos altos na colheita do que o exigido pelas certificações.
Isso significa que, para obter o prêmio de biodiversidade, os proprietários florestais devem deixar pelo menos 20 árvores de retenção vivas e 10 tocos altos por hectare. Os valores são o dobro dos atuais requisitos de certificação PEFC. Além disso, toda madeira morta no estande marcado para colheita será deixada sem colheita.
“Quando mais árvores de retenção e tocos altos são deixados na colheita, eles aumentam a cobertura vegetal e a quantidade de madeira morta, que é importante para muitas espécies de plantas e animais. Dessa forma, também podemos oferecer aos proprietários florestais uma compensação pelos custos relacionados à conservação e aumentando a biodiversidade florestal em suas florestas”, relata Niina Partanen, gerente de Meio Ambiente da Stora Enso Forest Finland.
A Stora Enso testou pela primeira vez o prêmio de biodiversidade na área de Varkaus, na Finlândia, em 2022, e agora o piloto foi estendido para a Finlândia Central, Savo do Sul e Ostrobótnia Central e Norte. O valor do prémio é de € 0,5/m3. A fase piloto acontecerá até o Outono europeu, após a qual será tomada a decisão de alargar o serviço a todo o país.
“Com este serviço, nós nos esforçamos para gerar conscientização sobre ações que têm impactos positivos comprovados na biodiversidade, bem como apoiar os proprietários florestais na proteção dos valores da biodiversidade em suas florestas. Muitos proprietários de florestas querem aumentar a biodiversidade, e o prêmio pela biodiversidade gerou muito interesse”, diz Partanen.
O novo serviço complementa o programa de ação de biodiversidade da Stora Enso na Finlândia. O programa se concentra em medidas de gestão da natureza que comprovadamente melhoram os habitats de espécies ameaçadas e a proteção da água.