FlorestaNotícias

Stora Enso lança programa para proteger suas florestas na Suécia

A iniciativa foca em cinco áreas com ações específicas e metas mensuráveis para 2030

A Stora Enso lançou um programa abrangente de biodiversidade e metas relacionadas para suas propriedades na Suécia. A iniciativa, que abrange as terras florestais da empresa no país, foca em cinco áreas – cada uma com ações específicas e metas mensuráveis ​​para 2030.

A companhia possui 1,4 milhão de hectares de terras na Suécia, sendo uma das maiores proprietárias florestais do país, e tem a proteção da biodiversidade como parte integrante do seu manejo florestal há décadas. O novo programa pretende fortalecer ainda mais este trabalho.

“Sabemos que a humanidade precisa tomar medidas fortes para proteger a biodiversidade e sabemos que a Stora Enso é parte da solução”, diz Ida Bränngård, chefe de manejo florestal da Stora Enso Skog.

Combinado com o trabalho de biodiversidade em andamento, o novo programa de biodiversidade, que engloba mais de 30 ações, levará ao aumento dos valores naturais e ao fortalecimento da biodiversidade nas propriedades da Stora Enso na Suécia.

Confira alguns exemplos de atividades das áreas de foco do programa e principais metas para 2030:

  • Madeira morta: mais de 40% das espécies florestais listadas em vermelho dependem de madeira morta. A Stora Enso pretende aumentar a quantidade de madeira morta em suas propriedades em 40%.
  • Árvores de folhas largas: as árvores de folhas largas fornecem habitats essenciais para muitas espécies. A Stora Enso dobrará o número de árvores de folhas largas em florestas jovens e plantará 700.000 bétulas anualmente.
  • Água: os cursos de água e as zonas úmidas são frequentemente ricos em biodiversidade, uma vez que muitas espécies dependem da água para as diferentes fases da vida. A Stora Enso identificará quatro grandes paisagens aquáticas para restauração e removerá as barreiras de migração em todos os cursos de água valiosos identificados.
  • Espécies e habitats: uma espécie guarda-chuva é um animal ou planta que vive em uma área com muitas outras espécies ameaçadas de extinção. O novo programa de biodiversidade se concentra na proteção de quatro espécies guarda-chuva, que por sua vez beneficiam centenas de outras espécies na lista vermelha.
  • Gestão ativa da biodiversidade: as ações nesta área de foco incluem o aumento das queimadas prescritas anuais em 20% em média nas áreas de proteção ao longo de um período de cinco anos.

A Stora Enso usa áreas selecionadas de suas florestas suecas para testar e desenvolver métodos e capacidades de gestão da biodiversidade. Este trabalho é feito em estreita colaboração com universidades, organizações ambientais, ONGs e autoridades para compartilhar conhecimento e promover inovação e desenvolvimento conjuntos.

“A biodiversidade florestal é, em grande parte, a criação de uma paisagem florestal diversificada. Diferentes estruturas, diferentes idades e diferentes tipos de floresta são parâmetros importantes para a biodiversidade. O programa de biodiversidade da Stora Enso visa criar um mosaico na paisagem, aumentar a variação e promover os valores da natureza em toda a floresta”, conclui Ida Bränngård.

Fonte
Stora Enso
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo