Stora Enso tem prejuízo de 257 milhões de euros no segundo trimestre
Segundo a empresa, os estoques de celulose continuam altos e há novas capacidades entrando em operação, o que vai pressionar os preços
No segundo trimestre de 2023, a multinacional finlandesa Stora Enso registrou prejuízo líquido de 257 milhões de euros, revertendo lucro líquido de 299 milhões de euros de um ano antes. A papeleira também reportou um recuo nas vendas, que chegaram a 2,37 bilhões de euros entre abril e maio, queda de 22,3% na comparação anual.
“O cenário de fraca demanda do mercado piorou ao longo do segundo trimestre. Continuamos a focar no investimento e reestruturação dos negócios para melhorar nossa lucratividade futura”, declarou Annica Bresky, diretora-presidente da Stora Enso, em nota.
Segundo a empresa, os estoques de celulose continuam altos e há novas capacidades entrando em operação, o que vai pressionar os preços. No segmento de embalagens continua fraca para o próximo semestre, com clientes eliminando estoques, portanto, não precisando realizar novas compras.
“O terceiro trimestre será novamente desafiador por conta da deterioração sequencial nas condições de mercado nos segmentos de atuação”, comentou a Stora Enso. A persistência da inflação e juros altos, além de baixa confiança do consumidor, reduzem visibilidade de curto prazo.
Diante desse cenário, a companhia reiterou suas metas para o ano – que já haviam sido revisadas para baixo em abril –, prevendo que o resultado operacional em 2023 será significativamente mais baixo que os 1,89 bilhão de euros apresentados no ano passado. Recentemente, a Stora Enso anunciou uma reestruturação os negócios que vai ajudar a sustentá-la em 2024.