
Entre os dias 10 e 19 de fevereiro, o Instituto Cultural Tambor de Raiz realiza a Mostra Cultural, uma ação itinerante que leva música instrumental, orquestra de violino, danças e exposições cênicas a quatro comunidades de Conceição da Barra (ES). Batizado de Circuito Comunidades Tradicionais, o evento é uma parceria com a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.
O presidente do Instituto, Didito Camillo, destaca que o objetivo é fortalecer os vínculos com as localidades atendidas pela instituição, que acolhe alunos de 9 a 12 anos, em sua maioria de comunidades quilombolas. “Preparamos um espetáculo lindo com diversas linguagens artísticas e faremos apresentações públicas nas comunidades onde residem os alunos. Além de levar cultura de qualidade, queremos fortalecer o senso de pertencimento e orgulho dentro das comunidades”, afirma.
O circuito passará pelas comunidades de Linharinho, Córrego do Alexandre, Santana e, por fim, a Vila de Itaúnas. A iniciativa visa, no futuro, expandir o alcance do evento para outras localidades. A Mostra Cultural não só contribui para a educação dos alunos do Instituto, mas também eleva a autoestima e a confiança das crianças, permitindo que elas se expressem por meio da arte e desenvolvam habilidades.
INVESTIMENTO EM INSTRUMENTOS MUSICAIS
Além de apoiar a Mostra, a Suzano financiou a compra de 20 instrumentos musicais para o Instituto, incluindo trompetes, trombones e violinos, que serão utilizados no trabalho musical com as crianças. “O compromisso social do Instituto vem crescendo aceleradamente, assim como a necessidade de aumentar a quantidade de instrumentos musicais. Com a compra desses novos instrumentos, criaremos um mecanismo de empréstimo entre os alunos para o aprendizado continuar no seio familiar”, explica Didito.
Rafael Andrade Ferreira, analista de Relações Corporativas da Suzano, ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelo Tambor de Raiz. “O Instituto exerce um papel fundamental em Conceição da Barra (ES), e a Suzano entende que é seu papel contribuir com instituições como essa, que lutam por um mundo mais justo. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar a realidade desses jovens, por isso atuamos em parceria com organizações da sociedade civil. Além disso, temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e no impulsionamento da educação”, afirma.
Kariny de Oliveira Paiva, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano, complementa: “Temos projetos de desenvolvimento social por todo o Brasil, além de parcerias que nos ajudam a impulsionar o crescimento local. A Suzano quer promover mudanças significativas na forma como se relaciona com o mundo hoje, e para isso construímos estratégias de forma colaborativa, considerando a visão de centenas de pessoas, de diferentes públicos de relacionamento”.
SOBRE O INSTITUTO TAMBOR DE RAIZ
A Suzano é uma das principais apoiadoras do Instituto Tambor de Raiz, com parcerias que visam melhorar e garantir o atendimento às 45 crianças e adolescentes amparados pela instituição. A empresa já doou computadores, instrumentos musicais e realizou repasses financeiros por meio da Lei Rouanet para a manutenção das atividades oferecidas.
Há dois anos, o Instituto abriga uma escola de arte, com aulas às segundas, terças e quartas-feiras, no contraturno escolar. Os alunos têm acesso a cursos de música, teatro, dança, capoeira e jongo, despertando o interesse pela cultura e o reconhecimento de suas ancestralidades. Além das aulas, os estudantes recebem alimentação fornecida pela escola, com orientação nutricional.
PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA CULTURAL TAMBOR DE RAIZ
Comunidade Quilombola Linharinho
- Local: Em frente à igreja de Santa Bárbara
- Data: 10 de fevereiro (segunda-feira)
- Horário: 19h
Comunidade Quilombola Córrego do Alexandre
- Local: Casa de Toninho e Beatriz
- Data: 12 de fevereiro (quarta-feira)
- Horário: 19h
Comunidade Santana
- Local: Praça de Santo Antônio
- Data: 17 de fevereiro (segunda-feira)
- Horário: 19h
Vila de Itaúnas
- Local: Praça da igreja São Sebastião
- Data: 19 de fevereiro (quarta-feira)
- Horário: 19h